[okfn-br] [OKF Brasil Associados] Open Knowledge Brasil não assina cartas

Yasodara Cordova yasodara.cordova em gmail.com
Sexta Junho 20 14:06:23 UTC 2014

Eu acho que peguei o ponto da Carol, Tom.
Talvez nesse mar de ferramentas que é a interwebs a gente acabe se
confundindo um pouco sobre qual usar. Algumas tem finalidades muito
parecidas e a gente acaba usando a que a gente mais gosta.

No w3c, por exemplo, o pessoal ainda usa IRC + ligação por skype, porque na
época que tudo começou conexão ainda era um mistério então fazer vídeo era
algo dispensável para priorizar a qualidade da conexão. Eu, muitas vezes,
acabo fazendo call sem vídeo também porque apesar da Internet do CGI ser
bacana, geralmente a do outro lado não presta.

A vantagem de usar o IRC também eh a possibilidade de copiar tudo e colar
para gerar um relatório, desde que alguém fique responsável por registrar o
que acontece na reunião falada. no w3c existe essa figura, que é randômica,
o "scribe". Eu não curto a utilização do google docs pq pode ter gente
muito resistente à documentar em ambiente fechado.

Como processo, posso sugerir uma abreviação do que é feito no w3c
internacional:

Usamos uma sala no freenode, um hangout sem vídeo, alguém se voluntaria
para registrar quem falou o que e depois copiar e fazer um html simples da
conversa e mandar pro tom, que atualiza o site da OKFN Brasil.

Que acham?

ps.: concordo com o apartidário, mas não apolítico.

Yaso

∞ yaso.com.br <http://yaso.com.br>
∞ <http://yaso.eu>yaso.eu
∞ w3c.br <http://w3c.br>