[okfn-br] A Participação Social está decretada!

Domingo Junho 22 13:14:08 UTC 2014

Em 22 de junho de 2014 09:33, Heloisa Pait <heloisa.openk em gmail.com>
escreveu:

> Entretanto, sugiro mais um vez que os tópicos da lista tenham uma lista de
> subjects definida, por exemplo:
>
> Comentário
> Deliberação
> Projeto
> Administração
> Relações externas
> Petições
>
> Algo assim.
>
> Esse acima viria em comentário, por exemplo. Coisas que são parte do
> debate, mas não levam a uma decisão, a um projeto, a algo concreto.

Heloisa, para mim a ideia é boa, mas não acho praticável. Já propus isso
quando comecei a usar listas de e-mail para discussões, mas pessoas
simplesmente teriam que aprender mais uma regra e acabam não usando.

Para delibearações, o Jorge sugeriu o Loomio. Até criei um grupo lá para a
OKBr

https://www.loomio.org/g/q8WMiCxb/open-knowledge-brasil

Mas só a Yaso e o Jorge entraram. Eu sei o que pode-se pensar, "ahh, mais
uma tecnologia para eu me cadastrar, que saco.", mas algum processo mais
eficiente do que listas de e-mails é preciso.

Pois veja, algumas pessoas estão tentando marcar uma reunião semana que
vem, mas nem isso conseguem. Não percebem que é preciso, por exemplo,
centralizar as ideias num local ("Eu posso tal dia", diz um e-mail - como
se alguém estivesse anotando num local o dia; "Vamos fazer na minha casa?",
sugere outro - como se todo mundo fosse num prazo de poucos dias concordar,
"Tem que ser perto do metrô", sugerem uma lista de locais, alguns com
Internet horrível - sem lembrar que o que alguns querem é participação
online via webconferência, e por aí vai).

Mais um exemplo sobre a ineficiência da lista, falando agora com um amigo
que participa ativamente das atividades da OKBr, ele me diz agorinha no
facebook após tentarmos marcar um café "O Ale me disse que houve reunião",
rsrsrsrsrs. (Ariel, sei que não vai ler, rs, mas a Argentina vai perder da
Holanda na final ;)

Então teremos que pensar numa forma em que quando decisões importantes
forem ser tomadas, teremos que criar um processo - é por isso que criei um
pad, para porem ideias, mas quase ninguém foi lá editar e só surgirá algo
mais concreto quando provavelmente eu fizer, infelizmente. (E, se eu errar,
o máximo que poderá ocorrer serão críticas, com raros lapsos de ideias
esparsas sobre o que pode-se fazer.)

> Deliberação entraria junto com algo. Por exemplo, em projeto se propõem e
> discute um novo projeto, em Projeto e Deliberação se bate o martelo. O
> mesmo para petições. Se eu estiver apenas convidando para uma petição, boto
> petições. Se eu estiver querendo que a OK assine, boto petição e
> deliberação.

Eu gosto da ideia da democracia líquida sugerida pelo Edgar e vou criar um
tópico sobre isso. Acho que a sugestão ficou perdida no meio de e-mails e
também as pessoas não vão parar para ler o que significa isso se ninguém
explicar de modo didático do que se trata (vou colocar um videozinho de 5
minutos, se 3 virem, ficarei contente).

O problema da sugestão, Heloisa, é que as pessoas usam mal essa tecnologia.
E teremos que acordar um processo e alguns assumirem responsabilidades.

(Criando o tópico!)