[okfn-br] O que falta para os cidadãos brasileiros serem mais ativos politicamente?

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quinta Junho 26 15:43:29 UTC 2014

Em 26 de junho de 2014 11:06, Yasodara Cordova <yasodara.cordova em gmail.com>
escreveu:

> Na minha época tinha educação moral e cívica, a gente aprendia o direito
> básico. No colegio militar a gente lia a constituição, acho que isso foi
> importante pra que eu começasse a me preocupar com meus direitos..

Eu tive contato com a disciplina Educação Moral e Cívica na 5a série,
quando eu tive que mudar de um colégio privado para um público. A
professora da disciplina, Yaeka, era a mesma do curso de geografia (na
realidade, acho que o nome da disciplina era Estudos Sociais e virava
geografia e história na 6a série, se bem me lembro).

Do que me lembro e do que restou na memória foi eu saber cantar o hino
nacional do Brasil - na época eu não entendia muito o significado, só
decorava. Também tínhamos que copiar e colar o que estava na lousa e nos
livros para um caderno. Lembro também que a professora Yaeka ditava algumas
coisas, escrevíamos num caderno e depois ela passava corrigindo nossa
ortografia.

E do ponto de vista de disciplina, como comparação, a Yaeka me adorava pois
eu era bem comportado, enquanto meu irmão, 2 anos mais novo, vivia
reclamando do meu irmão para meus pais, que era mais pentelho na época (as
coisas se inverteram, acho rs). Adiantou tentarem disciplinar? Só se for
para eu saber o hino.

Daí na 7a e 8a série voltei para um colégio privado e não tive mais essa
aula disciplinadora. Gostava a Yaeka, mas está longe do que pode ser feito
do ponto de vista aqui proposto ao criar o tópico.