[okfn-br] O que falta para os cidadãos brasileiros serem mais ativos politicamente?

Andres MRM andres em inventati.org
Quinta Junho 26 18:46:05 UTC 2014

Já que estamos falando de educação, pessoalmente acho que um dos
pontos fundamentais para um(a) cidadã(o) ativ@ politicamente é uma
educação emancipadora, completamente distinta do ensino voltado
para vestibular ou dessa disciplina de "Educação Moral e Cívica".

Sou fã da linha do Paulo Freire:
https://en.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire
E recomendo o famoso "Pedagogia do Oprimido" dele:
http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/Pedagogia_do_Oprimido.pdf
É bom como inspiração e para ter uma ideia geral da filosofia dele, mas acho
que não passa muito de métodos mais práticos, que me lembre.

Um Ponto que ele defende é a horizontalidade na relação
professor(a) alun em . Se você se acostuma a obedecer na escola, é muito
mais provável que se resuma a obedecer fora dela também.

Outro é aprender em sala aquilo que faz sentido para a realidade da turma.
Ela tem que participar da escolha do que será discutido.
E além disso, usar a sala para discutir questões políticas que estão em
voga, ou que afetam diretamente a vida daquelas pessoas. Discutir
opressões, relações de poder e econômicas na comunidade, etc.

Dei aula cerca de um ano como professor voluntário em uma rede de
cursinhos populares que se baseia nessa filosofia:
http://redeemancipa.org.br/
Um dos princípios é a gratuidade.

Uma das coisas que nos esforçávamos lá era para passar a matéria,
qualquer que seja, relacionando à questões políticas.
Eu dava aula de física, e sei que isso não é fácil, mas às vezes é possível.

Lembro que nas aulas sobre ondas, passei o Levante sua voz:
http://vimeo.com/7459748
(doc curto e didático sobre democratização dos meios de comunicação)
Mostrando que as ondas são usadas por rádios e tvs. Limitações do
espectro eletromagnético devido às frequências, etc.

Lembro que cheguei a passar o Good Copy Bad Copy também, mas não me
lembro agora como relacionei à matéria...
http://vimeo.com/36337847

Além disso, no Emancipa se tenta realizar uma vez por semana um círculo
de debate. Professores e alunos de uma unidade do cursinho se reúnem e
discutem algum tema polêmico em voga. Machismo, homofobia, etc.