[okfn-br] [Wikimedia Brasil] [REA] Abrindo a história da ditadura no Brasil: 50 anos depois

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quarta Março 19 23:15:32 UTC 2014

Olá Gustavo,

certamente podemos desenvolver atividades com alunos do ensino médio. Uma
atividade que pensei é lermos um verbete, linha a linha, com um ou mais
profissionais sobre o assunto. E irmos anotando possíveis correções e
melhorias que podem ser feitas nos verbetes ou pontos controversos -
podemos anotar na página de discussão ou num pad, ou até mesmo melhorar na
hora.

A Wikipédia é construída a partir de fonte confiáveis. Mas quando as fontes
dizem coisas contrárias, o que fazemos? Daí entra a tentativa de tornar a
escrita imparcial.

Conversando com uma amiga alemã (na realidade, ela é uma brasileira de
Berlim :), discutíamos o quanto os estudantes no Brasil sempre têm uma
visão sempre única da história, como se ela fosse contada a partir de um
livro sacro que contivesse todas as verdades, sem fazer o aluno pensar como
chegamos naquele conhecimento ou a questionas se aquilo é mesmo verdade. A
discussão se deu num contexto de um cursinho e aulas de reforço para
moradores de uma favela do lado da famigerada USP. Segundo essa amiga, na
Alemanha é mais comum aprenderem bem cedo a irem nas fontes daquilo que
está sendo dito. E acho que a Wikipédia, como qualquer enciclopédia, pode
ser um bom ponto de partida para estudantes se aprofundarem mais num
assunto.

Temos agora que irmos nos organizando. Eu não sou perito no assunto, mas
aprendi a ler e interpretar textos, o que pode ajudar a eliminar um pouco a
ignorância sobre o assunto causada pelo colégio. Então se tivermos
professores de história, tanto melhor.

Podemos até pensar em passar alguns vídeos curtos e já planejarmos quais
verbetes vamos melhorar. Um dia desses via o documentário "O dia que durou
21 anos". Um primo me disse que existe torrente com bastante seeds. :P

E Névio, legal que podemos contar com você. Lembro seu esforço desde longa
data para o uso didático do wiki nas escolas. Quem sabe agora vai com um
tema tão importante? :)

Tom

Em 19 de março de 2014 19:07, Gustavo Paiva <gustavobpaiva em gmail.com>escreveu:

> Muito bacana a iniciativa, Everton!
>
> Como professor de Ensino Médio, estou em um projeto interdisciplinar com a
> professora de História para tratar do tema "50 anos do Golpe: Democracia e
> Autoritarismo no Brasil". Temos uma série de atividades previstas com os
> alunos e pensei que talvez fosse uma oportunidade interessante de
> desenvolver um projeto de aprimoramento de artigos na Wikipedia com eles.
> Você acha que cabem contribuições de alunos de Ensino Médio?
>
> Abraços

OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org