[okfn-br] [Wikimedia Brasil] Abrindo o acervo da Folha sobre a ditadura militar

Vinicius Siqueira vini_175 em hotmail.com
Segunda Março 24 16:22:52 UTC 2014

Por mim podemos assinar essa carta junto com vocês ou podemos fazer uma carta separada apoiando.

A gente pode tentar coordenar esse projeto a partir da br.wikimedia também. Além disso, temos disponibilidade para participar de oficinas de edições dos artigos na Wikipédia e orientar os participantes nos projetos.

Att,
Vinicius

From: lugusto em gmail.com
Date: Sun, 23 Mar 2014 19:43:24 -0300
To: okfn-br em lists.okfn.org
CC: wikimediabr-l em lists.wikimedia.org
Subject: Re: [Wikimedia Brasil] [okfn-br] Abrindo o acervo da Folha sobre a	ditadura militar

Já me ofereço ajudar na curadoria, presencial e/ou remota.
Claro que eu preferia que além do nome formal da OKFn-Br fosse incluído algum nome formal da Wikimedia mas, como até o momento fomos incapazes de conseguir ter esse nome formal por estes lados, o que importa é que ao menos tem chances de ir parar algo nos servidores da famigerada ONG gringa e sua pilha de wikis :P

Só preciso entender um pouco melhor o que seria aberto. Reportagens de época que foram publicadas? As não publicadas? Registros de depoimentos? Fotos? Tudo isso e mais um pouco?

Não estou em condições mentais de ajudar com a carta hoje (acabo de prestar dois concursos públicos no mesmo dia), mas se puder esperar, também ajudarei nela.
Luiz

Caros,

vi esse excelente http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2014/03/23/o-golpe-e-a-ditadura-militar/projeto da Folha lançado hoje sobre a ditadura militar no Brasil e conversei agora pouco com um amigo de lá sobre a ideia de abrirmos algumas mídias e arquivos históricos da Folha de São Paulo, por conta do nosso projeto de ampliar a qualidade do material didático disponível de forma livre sobre esse período histórico, e ele sugeriu que eu enviasse uma carta, que será encaminhada para os responsáveis.

Eu comecei um esboço de carta, que podem ver no link abaixo:

https://docs.google.com/document/d/1RjWQ367ek90SqTsj1cut4KGq9KDbkN0AE2lwjR0_vEE/edit

Vou mandar em nome da nossa organização e, segundo esse amigo, ajudará no processo. Imagino que será difícil abrir a maior parte do material, mas poderemos depois selecionar algumas fotos, vídeos e documentos históricos que serão úteis para a melhorias dos verbetes enciclopédicos e que sirva como fonte primária de informação.

O que acham? Alguém dá uma mão na carta e, depois, na curadoria do que gostaríamos de abrir?

É bom dizer que algumas mídias são compradas pela Folha, mas já será útil termos o contato dessas pessoas ou empresas para fazermos solicitação análoga.

Abraços,

OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org