[okfn-br] OKF assina?

Heloisa Pait heloisa.pait em gmail.com
Sábado Março 29 11:01:25 UTC 2014

Pelas conversas que tive aqui a coisa não se deu entre destemidos e
interesses poderosos.
Foi bem mais prosaico. A certa altura todos queriam votar, inclusive
oposição, mas o governo não dava quorum para não destrancar pauta do
congresso nacional, pois isso levaria a votações de leis que envolveriam
gastos do governo, o que não era de interesse no momento.

Também parece que a principal resistência não eram os lobbies das empresas
de telecomunicações, mas o puro receio de representantes eleitos de perder
um instrumento de resposta quanto a boatos e difamações, especialmente em
época de eleições, quando a demora de resposta judicial a tornaria nula. Ou
seja, não há mocinhos e bandidos, os deputados que agora votaram a favor
tinham resistências antes.

Ou seja, acho que a Open Knowledge deve debater a lei, reforçar coisas que
gostamos nela, pensar em aspectos que não estão claros, mas não assinar um
documento que, na minha opinião, não reflete o que realmente ocorreu ao
longo da votação. A parte que gostei foi destacar o trabalho do Molon, que
trouxe uma bandeira da sociedade interessada no tema (não foi algo debatido
pela sociedade em geral) e batalhou por ela!

Eu assinaria um texto mais ponderado, fiel aos fatos, ressaltando o que há
de positivo no texto, dizendo que apoiamos mesmo com algumas questões
levantadas pela comunidade, ressaltando o trabalho do Molon de
convencimento, de diálogo supra partidário, ressaltando também o
funcionamento da democracia, que nos trouxe essa vitória, pois o texto foi
aprovado com pouquíssimos votos contra, e numa democracia não há heróis; há
líderes que conseguem convencer a maioria pois ela se assenta na maioria.