[okfn-br] ferramentas de programação

Andres MRM andres em inventati.org
Terça Maio 20 20:23:19 UTC 2014

Já dei aula de informática para crianças entre 6-12 anos, como
voluntário em um projeto de inclusão digital, e também recomendo
fortemente o Pandorga. Depois de uma certa militância consegui que
substituíssem Windows-Word-Excel pelo Pandorga e todos os aplicativos
que vêm com ele.
É em português, já vem com vários programas educativos, e é livre. =)

Mas confesso que mais especificamente sobre aprendizado de programação
ele não tem muitos recursos:
http://pandorgalinux.com.br/uploads/softwarespandorga5.png
O principal acho que seria o KTurtle, que permite usar comandos simples
(direita, esquerda, frete, atrás) para programar a movimentação de uma
"tartaruga". Se não me engano usa Logo, uma linguagem criada para
aprendizado de programação.
A vantagem é que é fácil para iniciar uma criança novinha, mas mais para
frente ela teria que trocar de ferramenta/linguagem para fazer coisas
"de verdade".