[okfn-br] ferramentas de programação

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quarta Maio 21 01:22:17 UTC 2014

Olá Gisele,

> Estava procurando ferramentas para começar a ensinar programação
> para minhas crianças e achei essa matéria para começar.
> http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/9-ferramentas-gratuitas-para-voce-aprender-a-programar/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

Acho que o mais importante é aprender lógica de programação e isso você consegue
ensinar sem fazer uso de nenhuma linguagem ou equipamento eletrônico.

Enquanto elas são pequenas e estão começando a serem alfabetizadas digitalmente,
se é que isso existe, acho que o mais valioso seria você ensinar, quando
surgi-se a necessidade, algumas funcionalidades do shell (ou tela preta como
outros preferem chamar) para, por exemplo, renomear vários arquivos.

Quando elas estiverem um pouco maiores e surgir a curiosidade, você começa a
mostrar outras coisas como HTML e Javascript.

Att,
Raniere