[okfn-br] ferramentas de programação

Daniela Mattern daniela.mattern em it3s.org
Quarta Maio 21 10:37:40 UTC 2014

Oi Gisele,

acho importante desenvolver o raciocínio lógico e a matemática primeiro. E
de repente trabalhar essa ideia do algoritmo. Para a criança entender o que
é e como pode utilizar um loop ou um if. Tem os problemas de Euler (
https://projecteuler.net/problems) que são legais mas devem ser difícil
para uma criança de 6 anos pegar.

O concurso Kangoroo traz uns problemas bem legais para uma criança começar
a pegar gosto - veja aqui: http://www.mathkang.org/pdf/ecol2004.pdf - ainda
assim, precisa de um raciocínio de matemática de 3a ou 4a série, acho.

Bjs

Dani

>  Gisele,
>
> Também tem esta incrível ferramenta para noções lógica de programação para
> crianças: o primo - http://primo.io/
> Vídeo legal na campanha de crowdfunding aqui<https://www.kickstarter.com/projects/1039674461/primo-teaching-programming-logic-to-children-age-4>
> .
>
> Vi um pessoal fazendo uma versão brasileira deste bichinho, mas acho que
> ainda não estão vendendo.
> Rafael
>
> Em 20-05-2014 17:21, Gisele S. Craveiro escreveu:
>
>    Oi Yaso,

> [...]

Daniela Mattern
Coordenadora Geral
IT3S - Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor
Fone: 0055-11-36285787
Celular: 0055-11-987 356 563

Siga nosso Twitter <https://twitter.com/#%21/it3s> | Acompanhe nosso
Facebook <http://www.facebook.com/IT3S.org>