[okfn-br] [ciência aberta]Casos concretos em que o acesso fechado é um obstáculo

Domingo Novembro 2 14:20:13 UTC 2014

Raniere,

eu não conhecia esse site, interessante. Mesmo inglês sendo a língua
oficial da comunicação científica no momento, vale a pena ter uma versão em
português, hein?

Mesmo assim, o site ainda não deixa registrado uma *lista os artigos
fechados* e qual é a *demanda*. Deixar o nome de quem está precisando do
artigo científico também poderia ser opcional, se a questão da privacidade
for relevante aqui, mas eu acho importante as pessoas assinarem seus nomes
nessa questão. A Haydee assinou o comentário dela no Facebook. Num site com
o relato de *vários pesquisadores* daria mais força, principalmente com os
nomes, na minha opinião.

Os exemplos do Edgar são bons!

http://www.reddit.com/r/scholar

http://libgen.org/scimag/

Mas me parecem ser para um público mais geek e a arquitetura de informação
ainda me parece um tanto confusa. Esse exemplos também podem indicar que
esse receio do "enviei o artigo em privado" não deveria ser uma
preocupação, aliás, isso já ocorre. O manifesto do Aaron nos lembra disso e
é um estímulo porque não deveríamos nos preocupar com esse ponto.

Tom

http://br.okfn.org