[okfn-br] [ciência aberta] Casos concretos em que o acesso fechado é um obstáculo

Raniere Silva raniere em riseup.net
Domingo Novembro 2 14:40:14 UTC 2014

Olá Everton,

> eu não conhecia esse site, interessante. Mesmo inglês sendo a língua
> oficial da comunicação científica no momento, vale a pena ter uma versão em
> português, hein?

Vale localizar a plataforma. Até onde eu sei o projeto é de código livre
então se alguém desejar contribuir com uma tradução acredito ela será muito bem
vinda.

> Mesmo assim, o site ainda não deixa registrado uma *lista os artigos
> fechados* e qual é a *demanda*.

Você tem um bom ponto. Acho que a OKF-BR poderia fazer pressão para essa
informação ser disponibilizada.

> Deixar o nome de quem está precisando do artigo científico também poderia ser
> opcional, se a questão da privacidade for relevante aqui, mas eu acho
> importante as pessoas assinarem seus nomes nessa questão.

Sim, poderia ser dado essa opção.

> Os exemplos do Edgar são bons!
>
> http://www.reddit.com/r/scholar
>
> http://libgen.org/scimag/

Acho que o Edgar respondeu apenas para você.

> Mas me parecem ser para um público mais geek e a arquitetura de informação
> ainda me parece um tanto confusa.

O reddit foi/é um concorrente do Twitter/Facebook/... que hoje é utilizado
"apenas pelos geeks". O libgen é um site russo que "pirateia" livros e artigos
científicos (a grande maioria de matemática e física).

> Esse exemplos também podem indicar que esse receio do "enviei o artigo em
> privado" não deveria ser uma preocupação, aliás, isso já ocorre.

Isso depende muito do país onde você mora. Se você mora na Rússia, China ou
Oriente médio muito provavelmente seu governo não dá a mínima para o direito
autoral internacional e você não vai ter grandes problemas em piratear qualquer
tipo de conteúdo.

Já se você morar em outros países você pode ter sérios problemas como é o caso
do Diego Gomez [1] e do Aaron Swartz.

Att,
Raniere

[1] https://www.eff.org/deeplinks/2014/07/colombian-student-faces-prison-charges-sharing-academic-article-online