[okfn-br] Casos concretos em que o acesso fechado é um obstáculo

Renata Aquino raquino em gmail.com
Segunda Novembro 3 13:27:28 UTC 2014

Olá

> From: Raniere Silva <raniere em riseup.net>
>
> Vale localizar a plataforma. Até onde eu sei o projeto é de código livre
> então se alguém desejar contribuir com uma tradução acredito ela será muito bem
> vinda.

Sim, são dois pesquisadores da área da saúde que fizeram o Open Access
Button e com certeza a contribuição seria muito bem-vinda.
Entretanto, como o site acaba de ser relançado na Open Access Week,
ainda há outras coisas que acho que estão tentando resolver

Havia um mapa que registrava todas as restrições a pesquisa em tempo
real (estava em cerca de 10.000 denúncias antes do relançamento) (esse
mapa também dava para ver a demanda por região, ainda dá para vê-lo no
Google)
E também há uma seção que as pessoas podem deixar seu depoimento sobre
restrições a pesquisa mas ainda não há conteúdo

O Open Access Button também dá a opção de mandar email direto pro
autor pedindo uma cópia do artigo livre de restrições

Mas estão estudando uma maneira de criar uma "lista de demanda" pro
autor. Se um autor recebe milhares de emails pedindo um artigo
restrito, por exemplo, o que pode ser feito?

Outra questão, muito interessante para apoiar e já pronta é que eles
chamam de "advocacy for open access" - espalhar a ideia de que jovens
pesquisadores devem procurar locais de acesso aberto para publicarem
(dar a preferência), não importa a pressão contrária que espaços
restritos possam vir a fazer (melhor resultado de produtividade
acadêmica, projeção em editoras científicas, indexação etc)

[]s

Renata