[okfn-br] Grupo da faculdade no Whatsapp?

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Domingo Novembro 9 02:06:35 UTC 2014

Já ouviu falar do PRISM?

https://en.wikipedia.org/wiki/PRISM_%28surveillance_program%29

https://en.wikipedia.org/wiki/No_Place_to_Hide_%28Greenwald_book%29

Eu fico "fascinado" com o fato de que a maior parte das pessoas
hoje em dia estão ajudando a construir o maior sistema de violação
de privacidade da história, algo antes só concebível nas piores
distopias
fictícias, mas mesmo com fatos após fatos do que está
ocorrendo a postura usual parece ser: "ah, todo mundo está usando,
difícil parar de usar", "não tenho nada a esconder", "vão ver um
monte de bobagens acessando meus emails e facebook hahahahaha",
"minha vida é sem graça e não faço nada ilegal, não preciso me
preocupar
com essas paranóias", "quem não deve não teme!" etc etc etc E não
estou falando só do Facebook; Google, Apple, Microsoft e mais uma lista
enorme de empresas fazem parte do processo.

Eu não sei o que é pior, o comodismo, sensação (enganosa) de
"o problema não é comigo" (alguém aqui gostaria de viver num estado
com alta censura só por não ser um produtor de conteúdo de arte ou
jornalista?), ou os extremistas que não sabem argumentar
os problemas reais do Facebook e acabam só falando besteiras
(do que é possível entender de suas vociferações sem rumo e cheias
de certezas e magic bullet solutions) e ainda sentindo-se num
pedestal onde podem ficar analisando os meros mortais
que ainda não foram iluminados pela verdade.

Quer saber alguns problemas com o Facebook? Dá uma lida em:

https://en.wikipedia.org/wiki/Criticism_of_Facebook

Muito longo e com pontos questionáveis, então vou citar alguns
exemplos que considero mais preocupantes:

* Cooperação com governos em violações de privacidade sem transparência
para os usuários. (Não, Zuckerberg ficar dando declarações irritadinho
após as revelações do Snowden não contam. Isso eu chamo de propaganda.)

* Facebook apoiando o CISPA
(https://en.wikipedia.org/wiki/Cyber_Intelligence_Sharing_and_Protection_Act)

* Facebook realizando experimentos de manipulação da opinião dos
usuários sem consultá-los:

http://www.huffingtonpost.com/2014/06/29/facebook-experiment-psychological_n_5540018.html
http://www.pnas.org/content/111/24/8788.full

* Uso de tracking cookies mesmo quando deslogado do Facebook
(https://www.nikcub.com/posts/logging-out-of-facebook-is-not-enough/)
Depois se portaram como usual "ooops! errr... foi um acidente!".

Enfim, razões racionais para não se utilizar o Facebook são inúmeras.

> eu realmente não entendo qual o problema de todas
> pessoas de diferentes esferas da sociabilidade de um indivíduo
> estarem lá, juntas.

[...]

> Às vezes pode até ter
> sido inconsciente, mas não senti os defeitos reais terem assim tanta
> importância, apenas temperos ao outro defeito (da grande empresa por
> trás do serviço).

Leia sobre o PRISM, leia sobre as revelações do Snowden, analise
o histórico do Facebook, pense em quem você está confiando dados
sigilosos. Pense nas consequências não apenas diretamente relacionadas
a você, mas a qualquer pessoa que possa vir a sofrer perseguições
do estado (seja um ativista, uma organização lutando por direitos
humanos, artista, minorias, etc). Pense no tipo de poder que está
dando a uma empresa como o Facebook e pro estado de forma não
transparente. Se mesmo assim continuar achando que não há problemas,
então não sei o que faria mudar de opinião.