[okfn-br] Falta de infraestrutura para inovar torna Brasil o país da inovação zero

Diogo Cortiz diogocortiz em gmail.com
Sexta Novembro 21 03:38:50 UTC 2014

Tom,

A integração Empresa-Universidade enfrenta algumas barreiras culturais e
políticas no Brasil. É claro que há casos de sucesso espalhados por ai,
como algumas iniciativas do Instituto Genêsis da PUC-Rio, UFPE, entre
outras. Mas, no geral, o cenário de inovação integrado entre empresa e
universidade ainda é muito diferente em relação aos EUA, a alguns países da
Europa e Ásia.

A grande questão é que as empresas brasileiras estão pouco acostumadas a
enxergar nas universidades um possível espaço de P&D de seus produtos e
serviços. Já as empresas internacionais, aquelas que tem essa cultura,
optam por estabelecer cooperação com universidades de sua localidade ou com
universidades "top de linha".

Há algum tempo, eu conversei com o Head de Inovação da Ericsson Latam sobre
esse cenário. Ele disse que estava procurando universidades brasileiras
para criar um projeto de cooperação para que a empresa conseguisses reduzir
os seus custo de P&D na América Latina. Caso contrário, a operação seria
transferida para outra região. Recentemente, eles anunciaram uma parceira
com a Universidade Federal do Ceará:
http://www.ericsson.com/br/news/2014-06-27-ufc-po2_254740125_c

Não sei bem ao certo qual é a realidade na USP, mas posso falar um pouco
mais sobre o ecossistema da PUC-SP. Durante anos, eu acompanhei projetos
fracassarem na universidade por conta de burocracia interna e aspectos
políticos. O conhecimento e a habilidade estava presente, mas faltou uma
cultura empreendedora no DNA da universidade.

No entanto, a nova direção da FCET (Faculdade de Ciências Exatas e
Tecnologia da PUC-SP) está olhando com muito carinho para a possibilidade
de projetos de pesquisa e desenvolvimento em conjunto com empresas.
Inclusive, diversas parcerias estão começando a ser costuradas e em breve
teremos nosso primeiros cases. O primeiro passo foi dado, mas o caminho é
longo.

Não sei se você conhece, mas recomendo a leitura sobre o conceito de Triple
Helix, bolado por Etzkowitz e Leydesdorff, que aborda a questão da
integração entre universidade, indústria e governo.

Abs,
Diogo Cortiz