[okfn-br] [Logica-l] Mais uma da wiki brazuca

Everton Zanella Alvarenga okfn.everton.alvarenga em gmail.com
Quarta Setembro 24 11:37:42 UTC 2014

Olá professores João e Francisco.

Obrigado por me colocar a par da situação. Estou um pouco sem tempo para
entrar na discussão, mas gostaria apenas de fazer uma correção. A Oona, o
Frank e eu não somos, nem nunca fomos representantes do wiki. Isso não
existe e melhor explicar um pouco melhor.

Eu e a Oona fomos (a Oona ainda é, eu atualmente faço outra coisa)
consultores independentes da *Wikimedia Foundation*, uma organização
americana sem fins lucrativos que mantém a Wikipédia em diversas línguas,
assim como outros projetos wiki (vejam aqui a lista
<http://www.wikimedia.org/>). O Frank coordenava um programa global de
educação da Wikimedia Foundation, hoje ele criou uma outra organização sem
fins lucrativos americana (acho que chama-se WikiEducation, não sei) para
apoiar atividades como o programa que tentamos aqui no Brasil, que
inclusive está acabando como um todo - o Programa Catalisador deixará de
existir.

Na época eu coordenava o programa de educação no Brasil (insisto, como
*consultor
independente*), mas já tinha um histórico de voluntário da Wikipédia desde
2006 (na realidade, minhas contribuições, que são pequenas, datam da época
que fazia meu mestrado e fiz pequenas correções como anônimo no site)

Wiki é a tecnologia usada nesses projetos. Existem milhares de projetos que
usam essa tecnologia e a Wikimedia Foundation apoia alguns, um deles a
Wikipedia em diversas línguas, a mais famosa a versão em inglês.

Os problemas de comunicação e no trato dentro da Wikipédia de fato existem.
Em 2007, quando co-criei uma plataforma na USP para compartilharmos o
conhecimento que ficava trancado na universidade, cheguei a pensar na
importância dos professores e estudantes universitários contribuírem com a
Wikipédia. Mas vendo os conflitos internos e acostumado com a guerra de
egos que via na universidade em que estudei, pouco acostumados com o
conflito de ideias até mesmo entre pares acadêmicos, resolvi criar um wiki
em separado <http://wiki.stoa.usp.br>, diminuindo a chance de conflitos.
Esse wiki é compatível com a Wikipédia para migrarmos seu conteúdo.

Essa tentativa é análogo ao Citizendum <http://en.citizendium.org/> e à
Scholarpedia <http://www.scholarpedia.org>, tentativas aparentemente
frustradas de criar uma Wikipédia com contribuições apenas dos donos do
saber, como foi o caso do wiki que criei na USP (ainda há alguns gatos
pingados em todas iniciativas). Então se está difícil para alguém editar
devido aos conflitos existentes, uma possibilidade é usar esses projetos
alternativos e depois melhoramos a própria Wikipédia a partir do que foi
construído aí. Nem precisa tanto, um professor pode escrever um verbete
enciclopédico e deixar sua contribuição disponível livremente (apenas diga
que requer apenas atribuição, se não não poderemos usar, contribuindo assim
como o Commons: https://en.wikipedia.org/wiki/Commons

As soluções para os conflitos internos da Wikipédia não são triviais. Eles
vão desde termos que ter mais respeito e tolerância, [1] até mesmo soluções
tecnológicas para ajudar a diminuir ruídos de comunicação que existem
através da plataforma wiki, que já é um obstáculo de comunicação.

Há também um problema cultural, que existe não apenas na Wikipédia
lusófona, que é a editocracia. Vou repetir
<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Wikip%C3%A9dia%3AEliminadores%2FPedidos_de_aprova%C3%A7%C3%A3o%2FRodrigo_Padula&diff=40125796&oldid=40124318>
o que falei esses dias por lá e ainda vou criar uma esplanada um tópico
mais refletido sobre o assunto quando tiver tempo. "Algo que tenho notado
na Wikipédia para dar voto de confiança para algumas atividades é que a
pessoa tem que ser mais perito em Wikipédia do que ter certas noções
básicas para *assumir algumas responsabilidades*. A pessoa pode aprender
com o tempo e com a prática, exceto se for algum idiota ou mal
intencionado. Se está errando muito, retirem a responsabilidade. Por que
tanta aversão ao experimento? Vai dar tanto trabalho extra assim?

Para citar um exemplo, a postura padrão aqui é similar a alguém achar que
só pode editar um verbete sobre física quem passou anos estudando o
assunto, o que acho falso. De fato, quem estudou física profissionalmente
terá mais chances de contribuir sobre o assunto, afinal, o cara tem um
maior domínio após passar muito tempo estudando, fazendo exercícios e
*errando*. Mas é certo que alguém que nunca estudou física pode, talvez num
passo mais lento, se informar sobre o assunto e conseguir melhorar alguns
verbetes.
Enquanto a postura for a de que as pessoas não podem errar com a prática,
vai continuar com a falta de voluntários, falta de administradores e falta
de qualidade enciclopédica. E falta de gente até mesmo as tarefas
rotineiras, que não exigem tanto conhecimento assim, exceto treino nas
regras do mundo Wikipédia que é fácil adquirir com um pouco de prática, o
que implica em tempo, que nem todo mundo tem tanto assim em relação aos
mais dedicados."

E esse problema cultural que condena o erro, no caso da Wikipédia errinhos
de suas regras, existe não apenas lá, como também na academia brasileira -
pelo menos foi essa minha experiência e as constantes reclamações que aqui
vejo só confirmam minhas impressões. Gostaria eu que a maior parte dos
acadêmicos pudessem refletir e discutir o que Dennett discute nesse artigo,
"How to make mistakes":
http://ase.tufts.edu/cogstud/dennett/papers/howmista.htm Mas infelizmente
acho que vai demorar para isso ocorrer e talvez eu estarei morto quando
tivermos uma academia com os donos do saber mais tolerantes, com pessoas
que sabem lidar com conflito de ideias e, por que não, mais adeptas da
fazer-cracia <http://br.okfn.org/valores/>.

Saudações,

Tom

[1] Um dos valores que estamos tentando construir numa outra comunidade que
faço parte, a Rede pelo Conhecimento Livre, é o respeito e a tolerância.
Repeito e tolerância são pré-condições para todo nosso trabalho e são
fundamentais para trabalharmos como uma comunidade colaborativa.

Respeite os outros e as suas aptidões e capacidades. Reconheça as
diferenças como uma força criativa: quando discutidas abertamente e sem
agressão, elas nos permitem encontrar os melhores caminhos a seguir.
http://br.okfn.org/valores/

http://br.okfn.org