[okfn-br] A caixa d’água como mini-usina hidrelétrica

Andres MRM andres em inventati.org
Segunda Setembro 15 21:10:15 UTC 2014

Pode ser ignorância minha, mas tenho a impressão que é mais fácil ganhar
dinheiro com bens materiais livres do que com software livre.

Uma vez que um software livre está feito, qualquer um pode replicar
gratuitamente (claro que algumas pessoas estariam dispostas a pagar por
suporte, instalação, atualização, etc, mas isso nem sempre é necessário).

Já um bem material, enquanto as impressoras 3D não chegarem ao nível de
semideusas, alguém vai ter que se dar ao trabalho de produzir e juntar as
peças. Tarefas que, dependendo do produto, poucas pessoas conseguiriam fazer
fora de uma fábrica.