[okfn-br] A caixa d’água como mini-usina hidrelétrica

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sexta Setembro 26 10:39:24 UTC 2014

> http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2014/09/25/usp-vai-vender-imoveis-para-arrecadar-r-50-mi.htm
>
> Meu caro, permita-me cutucar este raciocínio.
>
> A USP e qualquer outra Universidade qualquer que seja é o meio pelo qual
> inovações e criações tecnológicas podem sair.

Concordo.

> Tirar um dinheiro com isso? O necessário para sobreviver. Mais que isso? Sim,
> para investir com mais autonomia e expandir, crescer.  Algum problema de
> "tirar um dinheiro"? Nenhum.

Aqui eu já discordo de você. Qual é a missão da USP e demais universidades
estaduais e federais? Ensino? Pesquisa? Extensão? Ou produzir rios de dinheiro?

Eu sei que você não consegue ensinar, pesquisar ou realizar projetos de extensão
sem dinheiro mas isso não é um problema (ou não deveria ser) para as
universidades estaduais e federais pois elas são mantidas com recursos da
população arrecadados via impostos. Sempre estará faltando dinheiro para o que
desejamos fazer, esse não é o problema. Se está faltando dinheiro para pagar as
contas é culpa da má gestão das universidades.

> Como "tirar o dinheiro" (o lucro)? Isto que faz toda a diferença.

Quando você começa a pensar que precisa "tirar o dinheiro" você criou um pequeno
diabinho dentro da sua instituição porque manter a coerência em relação à ética
que a instituição deveria ter passa a ser uma tarefa cada vez mais difícil.

Suponha que a USP ou alguma outra universidade estadual ou pública tenha
encontrado hoje a cura para TODOS os tipos cancer mas essa informação ainda não
foi divulgada (pois os pesquisadores não utilizam cadernos de anotações
científicas abertos e ainda não tiveram tempo de escrever o artigo). A alta
cúpula da universidade é a primeira a tomar conhecimento da descoberta e resolve
vender a descoberta "no mercado negro" para alguma indústria farmacêutica para
"tirar o dinheiro" que irá bancar outras pesquisas.

Quando você coloca essa ideia de "tirar o dinheiro", as chances são bem mais
altas da alta cúpula universitária tomar a decisão anterior.

Att,
Raniere

P.S.: O último livro que eu li foi Influx [1] que embora seja ficção trata desse
tema.

[1] http://www.goodreads.com/book/show/18114057-influx (esse livro não tinha o
verbete na Wikipédia)