[okfn-br] grande ajuda nos projetos OKBr: vote na issue!

Andres MRM andres em inventati.org
Quinta Abril 9 12:28:42 UTC 2015

Eu uso GitHub bastante e acho que ele facilita a construção de conversas ao
redor de um código (ou mesmo um documento de texto [como uma especificação, ou
manifesto, etc]).
Mas não nego que meu lado "zelote sotfware livre" me deixa com um tanto de
peso na consciência por fazê-lo...

Tenho dado uma olhada no GitLab, e parece que ele evoluiu MUITO nos últimos
anos. Eu toparia começar a usá-lo de verdade (isso está na minha "TODO" hehe).

Porém tem o "efeito rede", já que todos estão no Hub e não tem quase ninguém
no Lab. Então geralmente vão procurar o seu projeto, ou querer contribuir com
ele, via Hub, e não Lab. Mas se todo mundo pensar assim, nunca vamos trocar um
pelo outro, não?

Uma possível forma de mitigar a situação seria usar o Lab, mas ter um mirror
no Hub, como o pessoal da CoLivre ( http://colivre.coop.br ) faz como o
Noosfero:
https://github.com/noosfero/noosfero
Mas ainda não tirei um tempo para descobrir como fazer. E também não sei a
qualidade dessa integração (contribuições de código e comentários via Hub vão
automaticamente para o Lab?)

Mais uma coisa, Peter, você comentou d@ "zelador(a)" do projeto cuidar da
moderação dessas conversas. Acho que já comentou algo semelhante em uma
reunião, e alguém (Abdo? Oda?) disse que seria ruim atribuir funções mais
trabalhosas como essa para @ zelador(a), já que poderiam "cair fora" e
atrapalharia bastante o acompanhamento dos projetos. Concordo com eles. Acho
que devemos deixar esses "cargos" com o mínimo de tarefas obrigatórias, para
facilitar que alguém assuma esse papel em cada projeto.
Mas nada impede que tenhamos outras pessoas para moderar essas conversas...

Abraços!