[okfn-br] GitLab vs GitHub ... dilema das opcoes ideologicas

Andres MRM andres em inventati.org
Quinta Abril 9 21:00:18 UTC 2015

Acho que não se trata de usar um "programa que o usuário está habituado e
já possui acesso". Mas sim obrigar as pessoas a usar o GitHub. Pode ser que
algumas já tenham contas lá e estejam acostumadas e felizes com ele, mas há
pessoas que estão mais habituadas com GitLab, Gitorius, SourceForge,
Bitbucket, Launchpad, etc, e há ainda pessoas (a maioria) que ainda não se
cadastraram em nenhum desses serviços e podem vir a se cadastrar para poder
participar da OK-Br.
Se é para obrigar a usar algum serviço, que seja pelo menos um de código
aberto.

Acho que o que o Raneire quis dizer com a analogia dele é para não nos
deixarmos levar apenas pelo efeito rede, mas também por aquilo que a OK-Br
defende: conhecimento aberto.
Ou seja, concordo com o Luiz, é um motivo ideológico. Mas acredito que seguir
motivos ideológicos é o que caracteriza uma organização que defende uma
ideologia, afinal, não somos uma organização sem fins lucrativos à toa.

> Sobre o motivo ideológico, que é o caso, não poderíamos ficar restritos a um
> único caso. Se decidimos que não queremos usar serviços que não são totalmente
> livres então não é só em relação ao GitHub que temos que pensar. Os serviços de
> Continuous Integration e Continuous Deployment que usamos em algum projeto são
> 100% livres? Se não forem teremos que mudar também para manter a coerência.
> Serviços de monitoramento? Armazenamento? Hospedagem? Algum deles usa código
> proprietário? Então teremos que migrar. E assim por diante.

Oba!!! =D

Na minha opinião nós atualmente já não estamos sendo totalmente coerentes com
o que defendemos. O que de certa forma é normal... tod em s têm suas contradições
uma hora ou outra. É praticamente inevitável nos seres humanos e,
consequentemente, nas organizações. Mas, acredito, as contradições precisam
ser trabalhadas com o tempo. Adotando software livre nesse ponto seriamos, na
minha opinião, um pouco menos contraditórios.

Da última vez que tivemos uma discussão do tipo, sobre o GDocs, o fim foi meio
"até curtimos software livre, mas não existe opção livre equivalente ao
GDocs". Agora, "até curtimos software livre, mas no GitHub tem mais gente".
Me pergunto que esforço a OK-Br está disposta a fazer para optar por software
livre...
Escolhê-lo quando é superior em todos os aspectos é fácil, mas é na situação
contrária que a preferência se revela.

Apesar de todo esse "blah, blah, blah", que o Tom chamaria de "masturbação
mental", mas que acho importante para termos um momento de reflexão, no fim
acho que isso vai ficar a cargo de cada projeto decidir, não? Como quase tudo
na OK-Br (para o bem e para o mal).
E, para eu mesmo não cair em mais uma contradição, o repositório do Cuidando
2.0 terá de ser no GitLab... Logo devo criar uma OK-Br em breve no GitLab
para abrigar o projeto do Cuidando 2.0.
Ah não ser que, dessa vez, decidam centralizar a decisão aqui e obrigar todos
os projetos a usar o GitHub...

Agora, mais especificamente sobre a integração "LabHub":
Acho que o fato dela permitir o repositório aparecer na busca do GitHub já é
algo bem bacana. Uma forma de permitir que o repositório seja mais facilmente
encontrado, apresentar o GitLab para quem não conhece e advogar o uso de
tecnologias abertas. Uma opção bem interessante.
Mas, o que acontece se eu postar uma issue no GitHub do Noosfero? Ele vai
parar no GitLab? E se eu fizer um pull request?

Abraços!

Quoting Luiz Armesto (2015-04-09 16:44:29)