[okfn-br] URLs simples e persistentes nos projetos de longa duração da OKBr, quem recomenda?

ppkrauss em gmail.com ppkrauss em gmail.com
Segunda Abril 27 14:07:39 UTC 2015

> Eu gosto de regras.

Então já somos "3 contra o mundo"  :-)

> Desde que elas sejam

Ops, você está formulando regras?  Ou podemos chamar seus 3 pontos de
"metaregras"?  ;-)

Meta ou não, acho que aqui na lista buscamos sempre conferir consensos... O
que não for de consenso, não terá muita força para durar... Vejamos então se
ao menos nós dois temos consenso sobre as metaregras:

> (1) super fáceis de encontrar,

Ok, principio universal que rege inclusive o LexML.

> (2) super fáceis de ler --- nada de juridiquês --- e

Hum... acho que boa parte das regras sobre as quais discutimos são técnicas,
de modo que terão salvaguarda do tipo "nada de tecniquês" ;-)

Mas discordo do "super fácil": que em geral pressupõe "super simples",
"super curto"... super reinterpretável.
Todavia acho que você vai concordar: veja o exemplo da licença by-nc,

* TEXTO SIMPLES: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
* TEXTO HORRIVEL: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode

são duas facetas da mesma regra (!), ela pode ser expressa de forma simples
e acessível (human-readable summary) ou de forma completa. O mesmo ocorre
com as regras W3C que citei.
Enfim, eu adaptaria o seu item 2 para algo como

  (2) com uma versão pública oficial "super fácil de ler",
       e que os "detalhes" sejam apenas para
       vincular com outras regras, expor didaticamente os detalhes, e evitar
trapaças (salvaguardas).

que acha?

> (3) possua uma boa explicação para utilizar a regra.

Concordo. Iria mais além: há que se demonstrar que a regra resolve um
"dilema social". Se a regra for expressa só para satisfazer a vontade de
alguém, ou para impor uma convenção que não resolve problema concreto,
melhor que não exista a regra.
Por "dilema social" (na Wikipedia ingles "Social dilemma") entender
"problemas típicos", como os de coordenação de um coletivo rumo a um
objetivo comum.

Peter

-----
Peter
--
View this message in context: http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-URLs-simples-e-persistentes-nos-projetos-de-longa-duracao-da-OKBr-quem-recomenda-tp4091p4096.html
Sent from the Open Knowledge Foundation Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre mailing list archive at Nabble.com.