[okfn-br] dados abertos burilados, num PDF!?...

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quarta Abril 29 16:27:38 UTC 2015

> cuidado, há que se quebrar essa afirmação:
>
> * o que distingue o (1), "texto", do (2), "artigo", é essa coisa de
> "posição de cada elemento" no *TEMPLATE*.

Eu juntei os dois porque a posição dos elementos de um "artigo"
não faz muita diferença para a compreensão do leitor.
E.g. se o nome e filiação dos autores é mostrada como

    Maria Silva (*), João Pereira (**)

    (*) Universidade A
    (**) Universidade B

ou

     Maria Silva                      João Pereira
    Universidade A                   Universidade B

não afeta a compreensão do leitor.
O mesmo vale para figuras e tabelas que encontram-se como anexo
e são apenas referenciadas no texto.

> Mas LaTeX é uma lástima, perdeu o trem da história, decidiu manter-se como
> padrão isolado do ecosistema XML e CSS...

O TeX foi construído em cima de instruções para desenho
permitindo a definição pelo usuário de macros
enquanto que XML foi construído em cima de semântica
sendo obrigatório que o usuário respeite-a.
Essa diferença faz com que seja impossível
um documento em (La)TeX ser convertido para XML.
O que vários projetos tem feito é criar um subset próprio do (La)TeX
que pode ser convertido para XML e restringir os usuários à esse subset,
algo que funciona para uma parte considerável dos usuário.

> Sim, mas tente fazer o Pandoc entender todas as propriedades do CSS, ele
> ignorar (!).

Pandoc converte linguagens de marcação.
E ele preserva o CSS:

    $ pandoc -f markdown -t html <<EOF
    EOF
    $ pandoc -f html -t markdown <<EOF
    EOF

Se você teve algum problema quando usou vamos conversar (fora da lista).

Raniere