[okfn-br] Data Journalism

Marco Túlio Pires mtrpires em outlook.com
Quarta Abril 29 22:12:13 UTC 2015

Oi Rodrigo,

Há jornalistas em grandes veículos de imprensa que têm formado núcleos de
jornalismo de dados. É o caso do Estadão Dados, da equipe de jornalismo de
dados do G1, o pessoal d'O Globo, profissionais na TV Globo, UOL Tab, Folha
e muitos outros espalhados por aí além do eixo Rio-São Paulo. Fora do
circuito da grande mídia, há grupos como a Pública Agência de Jornalismo
Investigativo e a Ponte que, em muitos casos, aplicam técnicas de
jornalismo de dados em suas reportagens. O InfoAmazônia é outro exemplo
fora da grande mídia que trabalha muito a questão dos dados no que eles
classificam como Geojornalismo (contar histórias a partir de dados que
podem ser visualizados em mapas... nesse caso, principalmente dados da
Amazônia, mas não exclusivo a eles). Enfim, há também muitos grupos que não
estão ligados diretamente ao jornalismo que fazem trabalhos que poderiam
ser caracterizados como jornalismo de dados. A Transparência Hacker seria
um dos exemplos.

Sobre grupos que estão mais próximos das universidades e que fazem trabalho
específico de jornalismo de dados, perdoe a autorreferência. A Escola de
Dados (programa da Open Knowledge do qual sou coordenador no Brasil) tem
oferecido cursos na área de jornalismo de dados em universidades públicas
(já oferecemos três com o apoio do Banco Mundial, na UFBA, UFRJ e USP).
Estamos em contato com essas e outras universidades pra ampliar a oferta de
cursos e disseminação desse tipo de conhecimento. Sobre trabalhos na área
específica de jornalismo de dados, há a Jornalismo++, uma agência de
jornalismo de dados (da qual faço parte também). A agência presta serviço
para redações e organizações da sociedade civil na área de visualização de
dados e data-storytelling.

Dependendo do seu interesse posso apontar para onde estão essas pessoas na
grande mídia e fora dela. E, claro, se tiver interesse em conhecer mais o
trabalho da Escola de Dados ou J++ entre em contato com a gente.

Abraços,

MT