[okfn-br] Carta convite do Conselho Deliberativo para encontro 28/07 comunidade OKBR

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sábado Agosto 1 12:12:13 UTC 2015

OKBr's,

Podemos entender o dia 28/7 como a data que marcou o fim da crise que se
abateu sobre a OKBr em 2015. Iniciamos uma transição que culminará em
estabilidade e numa melhor governança.
O empenho de todos garantiu que a crise fosse absorvida como uma coisa
positiva, que vem gerando, como colocou o Tom, amadurecimento e
profissionalização.

Quanto ao encontro em si, foi exemplar, bem organizado, com um debate
*respeitoso* e participativo, com todos expondo equilibradamente pontos de
vista... Mostrando que vale a pena, de vez em quando, investirmos na
conversa "ao vivo" (!).

- - - -

Para quem não acompanhou, um resumo, limitado à minha visão pessoal do
problema.

Me parece que todos concordamos, o *Guia de Governança* subsidiará regras
de governança (para um Regimento Interno e talvez um novo Estatuto)
melhores do que as vigentes, e preenchendo dezenas de lacunas.

Muito melhor ou só um pouquinho melhor?   A grosso modo esse seria o ponto
levantado pelo Andrés no e-mail anterior... Pessoalmente, acho que é cedo
questionar, houve um voto de confiança unânime, e pontuamos com clareza as
nossas preocupações democráticas.
Cabe também ressaltar, o documento apenas subsidiará os oficiais: Estatuto
e Regimento, mesmo apresentando conteúdo derivado do Guia, passam por um
processo de submissão independente e necessariamente aprovado por
assembleia.

Na minha opinião, o crescer da crise (primeiro no proj. Gastos depois geral
na OKBr) veio sobretudo da *informalidade*... Não havia uma delimitação
clara de cada instância de participação, das funções/processos de cada
cargo e cada grupo; e não haviam regras claras sobre como se registrar as
votações e consensos, de como penalizar desrespeitos, quebras de
compromisso, etc.
O momento ainda é de evitar o retorno à situação causadora da crise, até
que se tenham por escrito regras claras, o que inclui as "regras da
democracia".

Entendo que está em jogo o futuro da OKBr e a garantia de que o processo de
construção e implantação de um novo sistema de governança, seja realizado.
É um processo que vinha desde março, mas "sem rédeas" e posteriormente
parado devido à crise.

No dia 28/7 foram fixados prazos, metodologias, e os nossos representantes
formais se comprometeram em público com prazos e resultados, incluindo a
consulta pública do texto do Guia.
Não é pouco, e não pode ser colocado em risco.
Será uma conquista simultânea de dois resultados prementes: sair da crise e
melhorar a governança.

- - - -

Sobre o questionamento de *legitimidade*:

Existe um Estatuto vigente, que é o único documento que será considerado
pela Lei para a OKBr (CNPJ) se defender de qualquer acusação; e hoje é
ainda o único documento, formalmente aprovado, que estabelece internamente
"a lei e a ordem da casa".

Existe um compromisso implícito
<http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/responsabilidade-dos-dirigentes-das-ongs/>,
contratual, entre o CNPJ e os Associados Efetivos da OKBr... E entre esses
associados estão aqueles que, conforme previsto no Estatuto (artigos 30 a
35), assinaram como Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria
Executiva: eles são responsáveis por contratos assinados com Avina, Banco
Mundial, Google, HP, etc. e respondem legalmente por isso.

Independente de conversas e acordos informais, a coisa que tem  valor é a
que se encontra escrita e assinada. Em qualquer contradição entre o
"informalmente dito" e o assinado, o que vale é o assinado.

PS: busca-se, nesse processo de amadurecimento da OKBr, formalizar melhor
os compromissos oriundos do diálogo. Formalismo não é "burocracia" no
sentido pejorativo cotidiano que damos no Brasil, é uma burocracia ligada à
segurança, à transparência
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Ensaios/Burocracia>... Só assim
será possível o equilíbrio entre profissionalismo (cumprimento dos acordos
externos) e democracia (acordos coletivos internos).

- - - -

Eu gostaria de solicitar, tanto ao Conselho Deliberativo quanto demais
presentes na reunião,
que se poste uma ata da reunião no DOO <http://wiki.okfn.org/DOO>. O link
abaixo tem já o rascunho,

 http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Reuni%C3%B5es/2015-07-28
 (basta mudar o status de *rascunho* para "aceito" ou "em revisão", quando
terminarem)

Com base na *ata aceita* poderemos discutir/comentar de forma mais
organizada.
Como colocado acima, foram fixados na reunião prazos, metodologias, etc.
que, num ambiente como a OKBr, independente de estarmos vivendo uma
transição de governança, deveriam constar em ata.