[okfn-br] História livre das universidades brasileiras

Terça Agosto 11 11:18:33 UTC 2015

Pessoal,

vi circulando agora nas redes sociais o fato de Theodoro Fernandes Sampaio
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Teodoro_Fernandes_Sampaio> ser um dos
fundadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo [1], mas isso
nem sequer é mencionado na página da instituição, ou, se mencionado, está
escondido. Isso me parece recorrente, fatos históricos importantes das
universidades serem pouco registrados, e me fez lembrar um artigo que
escrevi num antigo blog meu da USP sobre a importância da memória da
Universidade, no contexto de um workshop de para pensar seu futuro. [2]

A principal motivação ao criar o projeto Stoa USP foi o fato de perceber
que muito dos conhecimentos produzidos pela universidade onde estudava
(educacional, científico, cultural, histórico etc.) ficavam trancafiados
dentro dos muros desse tipo de instituiçao que hoje vejo como uma espécie
de feudo do século XXI. Estamos falando de uma das reconhecidas melhores
universidades do país, não deve ser muito diferente em outras universidades
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_universidades_do_Brasil>.

Alimento para o pensamento aqui nas listas da Open Knowledge Brasil e
Wikimedia Brasil, vou escrever um artigo no nosso blog em breve:

1. O que podemos fazer para mudar esse quadro?

2. Alguém topa puxar um projeto com alguma universidade da cidade em que se
encontra para abrirmos o conhecimento de sua história?

3. Talvez estimularmos através do projetos como o  Wikipédia na
Universidade <http://educacao.wikimedia.org/> registrarmos a história
dessas importantes instituições para nosso progresso?

No caso da USP, talvez falarmos com os responsáveis por essa iniciativa, Com
auxílio das unidades, site reúne memória dos 80 anos de USP
<http://www5.usp.br/39012/com-auxilio-das-unidades-site-reune-memoria-dos-80-anos-de-usp/>,
cujo site <mc.prceu.usp.br/memoria> está fora do ar, para nossa não
surpresa.

Ficam aqui alguns questionamento para discussão e convite para mudarmos
esse quadro.

P. S. naveguem um pouco pelas páginas das histórias de universidades
seculares europeias e americanas. Não, não é complexo de vira-lata, é
constatação.

Abraços,

Everton
Open Knowledge Brasil

[1] http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=338055

[2] Esse artigo foi apagado quando meu blog foi apagado pela universidade,
mas tenho esse aqui sobre a importância de vermos o passado e presente ao
planearmos o futuro da universidade

https://blogdotom.wordpress.com/2009/04/29/usp-2034-planejando-o-futuro-sem-olhar-o-presente/

Parece que nossa memória de peixe vai além, esquecemos também dos nossos
alunos, que podem, certamente, contribuir de alguma forma para a
instituição que os formou, principalmente as financiadas por dinheiro
público

https://blogdotom.wordpress.com/2009/05/02/a-universidade-de-sao-paulo-deveria-melhorar-seu-vinculo-com-seus-ex-alunos-o-exemplo-de-george-smoot/