[okfn-br] Psicologia aberta

Sexta Agosto 28 12:45:19 UTC 2015

Pessoal,

ante-ontem encontrei por acaso uma psicóloga enquanto jantava e começamos a
conversar, quando falei sobre a Open Knowledge Brasil, seus projetos, nossa
visão etc.. Fiquei pensando depois de nossa conversa: será que não seria
interessante apoiarmos uma rede de psicólogos que dessem apoio voluntário
para pessoas e grupos?

Faz parte do nosso trabalho estimular o trabalho voluntário e não estou
certo o quanto o trabalho voluntário está disseminado entre psicólogos para
atender pessoas e grupos sem condições de pagar uma consulta.

Se formos pensar em locais como São Paulo, onde há o maior índice de
perturbações mentais do mundo
<http://spressosp.com.br/2013/07/10/sao-paulo-e-a-cidade-com-maior-indice-de-perturbacoes-mentais-no-mundo/>,
talvez esse tipo de rede seria interessante. Inclusive para produzir
material didático sobre o assunto de modo a apoiar as pessoas.

Pouco sei o quão científico é esse tipo de trabalho, mas cada vez mais ouço
entre meus contatos com melhores condições financeiras sobre suas consultas
a esse tipo de profissional. Ao mesmo tempo, imagino que pessoas com menos
poder aquisitivo nem sequer sabe a quem recorrer em momentos de infortúnio
mental, então no projeto aqui proposto também poderia ser interessante uma
estratégia de comunicação para levar para quem desconhece esse tipo de
serviço, além de todo preconceito que existe sobre o assunto.

Lançada a ideia: opiniões? Alguém toparia começar a construir essa rede de
profissionais para prestação de serviços e produção de recursos
educacionais abertos?

P. S. ia escrever ontem esse e-mail, mas não tive tempo. E descobri por
acaso que ontem foi o dia do psicólogo. :)

Everton
OKBR