[okfn-br] Moção de repúdio ao ataque do Sr. Jeffrey Beall ao SciELO?

Heloisa Pait heloisa em okfn.org.br
Segunda Agosto 3 11:50:18 UTC 2015

Olá!

Estou sem tempo para me inteirar melhor sobre o assunto, mas lendo a
resposta, digo que:
1. visibilidade é fundamental. Como conseguir isso? A questão é legítima.
2. se alguém quer comparar uma coisa qualquer com favela, compare, oras.

Não vejo motivos pra nos sentirmos ofendidos. Ofender-se com isso seria na
verdade confessar que acreditamos estar "acima" das favelas. Ora, queremos
fazer isso? Eu não. Nossas cidades têm favelas, muitos de nossos
concidadãos moram em favelas, e muitas coisas na nossa sociedade tem, sim,
aspectos favelares, ou favelísticos, ou seja lá qual é o adjetivo de
favelas. São parte da sociedade brasileira, inspiram obras de arte, músicas
lindas, filmes, romances, novelas, por que não inspirariam também as
ciências?

Ou as ciências brasileiras não tem a ver com a sociedade local, apenas com
Humboldt ou MIT?

Se a afirmação dele for verdadeira, o caso é apenas de pensar em que
sentido essa favela pode ser aprimorada para que cumpra melhor sua função.
Se for falsa, é falsa e pronto.

Pergunta ao grupo: Por que a comunidade se ofendeu tanto com a comparação?
Alguém tem alguma idéia? Sem ironia, eu realmente estou investigando isso,
a rejeição da universidade brasileira aos saber nacional, que é rico e
pulsante.

Abraços,
Heloisa