[okfn-br] 10 medidas contra a corrupção

Everton Zanella Alvarenga tom em okfn.org.br
Segunda Agosto 10 01:23:55 UTC 2015

Essa parte da entrevista é importante e dá esperança.

*Estado: *Diante de um cenário dominado por desvios e violências, o sr. já
cogitou de sair do País?

*Deltan Dallagnol:* Eu, não. Talvez por ser teimoso (risos). Vivi um ano em
Cambrige, quando estudava em Harvard, e o que mais queria era poder
empregar o que aprendi lá em favor de um país melhor. Após uma de minhas
palestras sobre as 10 medidas, um empresário, sócio de uma grande empresa
de transportes, veio falar comigo. Ele disse que estava decidido a deixar o
Brasil, mas, após a palestra, decidiu empregar todas as suas energias e
tempo buscar a transformação do país, inclusive por meio da aprovação das
10 medidas. Se o brasileiro é aquele que não desiste nunca, devemos dizer
que somos brasileiros e não vamos desistir do nosso país.

---

Não me sai da cabeça a importância de internacionalizarmos nossas
universidades há muito tempo. Não conheço ainda o sr. Dallagnol
pessoalmente, mas que bacana esse pensamento! Só reforça isso! Conheço uma
jornalista da Folha muito interessada em organizar um evento sobre isso e
certamente seria fácil encontrar professores universitários em nossa rede
que compartilham esse pensamento.

Se pararmos com a bipolarização do pensamento e com a tirania do pensamento
único
<http://brasil.elpais.com/brasil/2014/10/21/opinion/1413905457_942752.html>
que vimos nas últimas eleições, vamos perceber que nossa democracia está
melhorando, principalmente através de algumas instituições, mas não só
isso. Algumas lideranças políticas estão começando a bater nessa tecla. A
mudança cultural para percebermos que apenas o voto a cada quatro ano não é
sinônimo de democracia talvez demore um pouco para ocorrer, mas estamos num
bom caminho, me parece.

Mesmo assim, vendo de longe algumas dessas instituições que já estive muito
perto por quase uma década, as universidades, me pergunto se, na média,
elas estão acompanhando o avanço de nossa democracia ou ficaram paradas no
tempo.

Depois queria ver se alguém quer discutir mais sobre isso pessoalmente,
pois fui convidado pela USP (EACH) para falar sobre nosso trabalho e estou
pensando em tocar nesse tema, ainda mais com a excelente pergunta que
surgiu recentemente aqui na lista sobre dados abertos e corrupção.