[okfn-br] OKF Brasil: algumas atualizações

Quarta Agosto 12 03:57:00 UTC 2015

Em 12 de agosto de 2015 00:22, Vagner Diniz <vagner em nic.br> escreveu:

> A Prodam está assumido agora a iniciativa de dados abertos pela
> Prefeitura. Somente agora é que vão começar a trabalhar com o Ckan.

Obrigado, Vagner!

Para entendermos um pouco a velocidade das coisas. Em maio de 2011, eu
impus como condição para um vereador que eu só trabalharia para ele se
criássemos uma lei relacionada à transparência. É a lei de dados abertos
sancionada pelo Haddad no final de 2014, mas que ainda não puseram a mão na
massa (em público).

O portal CKAN foi sugerido à presidência da Câmara Municipal de São Paulo
durante um evento da Open Knowledge em setembro de 2013 Genebra,
participação da presidência viabilizada pelo nosso trabalho.

O PL, após ter virado lei, está sem ser seguido após 4 anos de sua sugestão
(foi criado num contexto em que a LAI não fora aprovada porque o Collor
estava emperrando, então convenci um tucano a fazer algo assim em São Paulo
antes do governo federal, que assumara um compromisso de uma LAI já no
governo Lula - vide estudos da Unesco sobre a LAI).

4 anos para uma lei após sua sugestão.

2 anos para um portal que qualquer moleque põe pra rodar e não precisa de
tanto recurso para manter.

Government Data and the Invisible Hand
<http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1138083>?

"Give Us the Data Raw, and Give it to Us Now"! Rufus Pollock

:)