[okfn-br] RES: OKF Brasil: algumas atualizações

Fernanda Campagnucci Pereira fcampagnucci em PREFEITURA.SP.GOV.BR
Quarta Agosto 12 11:30:29 UTC 2015


Olá, Everton

 

Embora a Prodam esteja se apropriando da tecnologia somente agora para desenvolver a plataforma em CKAN, é importante ressaltar que um trabalho fundamental para qualquer política de dados abertos, a catalogação das bases, foi feito pela Controladoria Geral do Município e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/controladoria_geral/noticias/?p=175361 

 

Isso porque em janeiro de 2014, foi feita uma atualização do Decreto de regulamentação da LAI (o 54.779/2014) que torna o Catálogo obrigatório para a Administração Pública Municipal. 

 

Quando estiver no ar, a plataforma de dados abertos será não apenas um repositório de dados, mas também um inventário de metadados de todas as bases sob guarda da administração, inclusive as sigilosas.

 

Atenciosamente,

 

Fernanda Campagnucci

Coordenadora de Promoção da Integridade 

Controladoria Geral do Município 

3334-7112 

 

 

De: okfn.everton.alvarenga em gmail.com [mailto:okfn.everton.alvarenga em gmail.com] Em nome de Everton Zanella Alvarenga
Enviada em: quarta-feira, 12 de agosto de 2015 00:57
Para: Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos // Open Knowledge discussion list for Brazil
Cc: Fernanda Campagnucci Pereira
Assunto: Re: [okfn-br] OKF Brasil: algumas atualizações

 

 

 

Em 12 de agosto de 2015 00:22, Vagner Diniz <vagner em nic.br> escreveu:

A Prodam está assumido agora a iniciativa de dados abertos pela Prefeitura. Somente agora é que vão começar a trabalhar com o Ckan. 

 

Obrigado, Vagner!

Para entendermos um pouco a velocidade das coisas. Em maio de 2011, eu impus como condição para um vereador que eu só trabalharia para ele se criássemos uma lei relacionada à transparência. É a lei de dados abertos sancionada pelo Haddad no final de 2014, mas que ainda não puseram a mão na massa (em público).

O portal CKAN foi sugerido à presidência da Câmara Municipal de São Paulo durante um evento da Open Knowledge em setembro de 2013 Genebra, participação da presidência viabilizada pelo nosso trabalho.

O PL, após ter virado lei, está sem ser seguido após 4 anos de sua sugestão (foi criado num contexto em que a LAI não fora aprovada porque o Collor estava emperrando, então convenci um tucano a fazer algo assim em São Paulo antes do governo federal, que assumara um compromisso de uma LAI já no governo Lula - vide estudos da Unesco sobre a LAI).

4 anos para uma lei após sua sugestão.

2 anos para um portal que qualquer moleque põe pra rodar e não precisa de tanto recurso para manter.

Government Data and the Invisible Hand <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1138083> ?

"Give Us the Data Raw, and Give it to Us Now"! Rufus Pollock

:)

E

 



“Esta mensagem, incluindo seus anexos, é confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você a tenha recebido por engano, queira, por favor, retorná-la ao destinatário e apagá-la de seus arquivos. É expressamente proibido o uso não autorizado, replicação ou disseminação da mesma. As opiniões contidas nesta mensagem e seus anexos não necessariamente refletem a opinião do órgão emissor”.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.okfn.org/pipermail/okfn-br/attachments/20150812/86e04d7c/attachment-0005.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão okfn-br