[okfn-br] Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Quarta Agosto 12 08:24:20 UTC 2015

On 11/08/2015 23:17, Andres MRM wrote:
> Muito construtiva a sua postura de "leiam essas 500 páginas que EU
> escolhi
> antes de falarem qualquer coisa", Edgar. Está tentando exemplificar a
> meritocracia?

Eu repito: não ficou claro pra mim o que está sendo discutido, apesar de
ficar claro que cada um nesta discusão parece estar tentando discutir o
termo em contextos distintos. Hora está se
discutindo num contexto universitário, hora num contexto organizacional,
hora num contexto histórico, etc E em cada um desses contextos os
problemas interpretativos são outros e as críticas possíveis também. E é
um erro na minha opinião achar
que meritocracia implica em hierarquia no processo decisório. Imagine
que exista um dinâmica onde um grupo vote em quem está mais apto para
exercer determinada função. Pode-se argumentar que o grupo está apoiando
uma dinâmica meritocrática utilizando um sistema horizontal de decisão.
Outro exemplo, se assistir o documentário "Living Utopia - The
Anarchists and the Spanish Revolution"
(https://www.youtube.com/watch?v=I0XhRnJz8fU), no relato de alguns
participantes nas comunidades anarquistas da Catalonia pode-se notar um
princípio de escolha de função ou cargos baseado em quem acreditava-se
mais apto para o papel. Isso vindo de um comunidade dita anarquista.

E não Andres, interepretou erroneamente minha postura. Em nenhum quis
implicar que alguém deveria ler o que escolhi para contribuir a essa
discussão.

"Mas **se** querem realmente se aprofundar no assunto e quem sabe tentar
aplicar em algum dos contextos que estiverem pensando, **sugiro**".

Note o SE e SUGIRO. E só me motivei a enviar isso pois acho o artigo
interessante e você no final do seu email demonstrou um interesse,
digamos, filosófico no tema. Não enviei pra apoiar o seu lado, do Jorge
ou do Everton, que em todos os casos não compreendo claramente nenhum.
Mas talvez mais produtivo seria definir se a discussão está no âmbito
universitário ou se é um discussão atrelada a um modelo organizacional
da OKBR. Neste último caso seria interessante definir o que esse tipo de
idéia implicaria concretamente na prática.