[okfn-br] Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia

Andres MRM andres em inventati.org
Quarta Agosto 12 12:59:21 UTC 2015

O Oda exemplificou bem o que queria dizer. =P

E, que bom, Edgar. Agora entendi melhor seu ponto. =)
(coloquei o documentário na minha lista de docs para ver)

[2015-08-12 05:24] Edgar Zanella Alvarenga:
	"That first interview with Red Hat showed me that working here would be
	different. There wasn't a traditional hierarchy and special treatment
	for leaders, at least not the kind that you might find at most other
	companies. In time, I also learned that Red Hat believed in the open
	source principle of meritocracy; that the best idea wins regardless of
	whether the idea comes from the top executive or a summer intern. Put
	another way, my early experiences with Red Hat introduced me to what the
	future of leadership looks like."

Isso me lembra um texto que um amigo meu me passou esses dias:
https://michaelochurch.wordpress.com/2014/04/11/meritocracy-is-the-software-engineers-prince-charming-and-why-thats-harmful/

Discordo de diversos pontos que ele coloca (principalmente a saída
individualista que ele dá). Mas basicamente o que ele fala é que o pessoal em
computação (ainda mais nessa onda de que startups são meritocráticas) se ilude
achando que existe meritocracia, e muitas vezes demoram para perceber que a
meritocracia na verdade esconde uma série de jogos de poder por trás, assim
como qualquer forma de organização. Dizer que é meritocrático só piora a
situação, ao invés de encará-la de frente.

E concordo com você, Edgar, de que os contextos estão se misturando muito.
Por um lado temos a questão mais ampla/filosófica sobre meritocracia que
talvez não precisemos resolver agora. E de outro a governança da OK-Br que é
mais urgente.

Acho que está claro que discordar da meritocracia não é uma mera "confusão de
termos", mas sim uma posição política legítima, sustentada por diversas
pessoas aqui na OK-Br (e fora dela). Logo não me parece razoável colocar a
meritocracia como valor por aqui. Ainda mais porque me parece um desgaste
desnecessário: vale a pena impor a meritocracia como valor aqui mesmo quando
várias pessoas se manifestaram contra?

Nesse sentido, por que não voltamos ao ponto inicial de toda essa confusão e
tentamos propor algo mais concreto para a nossa realidade?
Tom, você disse diversas vezes que a horizontalidade não funciona, ou pelo
menos não nos moldes que estávamos implementando desde o encontro de março.
Mas ainda não ficou claro para mim porque você acha isso.
Citou como referência o texto da Joreen, que eu li e tive uma interpretação
bastante distinta da sua. Para mim ela não defende a abolição da da
horizontalidade, mas sim que se busque mitigar alguns problemas que podem
surgir com ela. Será que não é esse o caminho que devemos seguir? (ao invés de
jogar a água o bebê e a banheira pela janela)
Ou seja, o que exatamente você discordou do modelo que tínhamos combinado em
março? Será que não conseguimos atacar esses pontos que você discorda e chegar
a um modelo que agrade à tod em s aqui?

(me parece uma abordagem mais razoável e com maior apoio por aqui do que
romper com tudo aquilo e partir para uma abordagem meritocrática)

> (num caso recente aqui mesmo, vimos a descompostura intelectual diante do
> tema, como foi bem apontado por uma outra conselheira consultiva e acredito
> que possa ter servido de exemplo)

Não sei tem relação com o que estamos discutindo aqui, mas se tem, gostaria
que esclarecesse, pois ainda não entendi do que você estava falando...