[okfn-br] Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia

Gustavo Sales vatsu21 em gmail.com
Quarta Agosto 12 19:43:55 UTC 2015

Olá, pessoas. Tudo bom?

Resolvi fazer minha primeira contribuição e em tema controverso. É um risco
que assumo. Afinal ainda estou tomando contato com a cultura da OK-Br.

Assim, peço, antecipadamente, desculpas caso minha intenção em colaborar
esteja fora do momento e/ou do foro adequados.

Ao que puder perceber, há por um lado a preocupação com uma melhoria na
governança e por outro o receio que questões levantadas na sociedade sobre
a meritocracia contaminem a organização.

Gostaria de dizer que, com o olhar ainda não enviesado pela política
organizacional, vejo uma intersecção interessante que talvez possa ser
explorada.

Com certeza, a fazer-cracia é importante para que as iniciativas tomem
forma com o mínimo de "fricção" organizacional possível. Por outro lado,
talvez os resultados do que se faz podem não ser adequados àquilo que a
organização necessita. Se fiz uma leitura correta e esse é o problema de
governança que se apresenta, acredito ser possível explorar formas de haver
controle social dos resultados apresentados. Em outras palavras, não
haveria motivo para ferir a fazer-cracia em si, mas sim a adição de
mecanismo para avaliação das ações.

Assim, as "recompensas" organizacionais não seriam apenas pautadas em quem
mais fez, como seria na "fazer-cracia", mas também seriam pautadas na
avaliação social das ações (pode-se argumentar que há análise de mérito
neste quesito).

Sendo assim, não haveria imposição alguma à livre-iniciativa dentro da
organização, mas estaria-se endereçando a preocupação com a governança.

Uma possível forma de implementação, seria uma avaliação das ações por
parte de todos envolvidos em dada ação. Poderia-se implementar tal
avaliação em ambiente eletrônico, com indicadores como, por exemplo:
aderência aos objetivos da OK-Br, observação de prazos negociados,
atingimento das metas estabelecidas pelo grupo participante da ação, etc.
Tal avaliação poderia ser 360 graus.

O que acham? Acreditam que em algum ponto deste email há algo que possa ser
expandindo para a construção de consenso mínimo sobre o tema?

Muito obrigado pela paciência com o novato aqui :D

Forte abraço,

Gustavo

http://about.me/vatsu