[okfn-br] Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia

Quinta Agosto 13 10:50:33 UTC 2015

Olá Gustavo.

Seja bem-vindo. Eu gostaria de registrar que gostei muito de sua
intervenção para auxiliar na chegada de um consenso sobre o tema proposto.
Essas formas de avaliação social é justamente o que acredito que podemos
chegar e gostei da sua proposta em tentar achar uma intersecção.

Concordo plenamente que essa *leitura atual* do significado de meritocracia
está contaminando a discussão, por esse motivo, desde o começo, eu disse
"Fica aqui a proposta para a meritocracia ser um de nossos valores como
organização. E depois podemos escrever uma *redação o que queremos dizer
com isso, já que nem sempre ela se aplica* (e. g., quando as *condições
iniciais e de ambiente não são de igualdade*)."

Desde a proposta inicial da discussão, eu alertei que a meritocracia nem
sempre se aplica, citando um exemplo das desigualdades. Por isso mesmo acho
a sugestão de leitura do Edgar na enciclopédia de filosofia de Stanford
sobre *igualdade de oportunidade
<http://plato.stanford.edu/entries/equal-opportunity/>* é muito válida.

Algumas manifestações parecem expor algo que já discutimos aqui em outros
contexto, a tirania do pensamento único
<http://brasil.elpais.com/brasil/2014/10/21/opinion/1413905457_942752.html>,
muito manifestado nas últimas eleições e que resultaram numa polarização
pouco salutar, cuja principal causa é, na minha opinião, a *intolerância*
com formas diferentes de pensar.

Agora temos que buscar quais seriam essas formas de recompensa diante do
nosso trabalho, que deve ter um propósito mais claramente definido. Numa
outra questão, que também causou divergências muito disruptivas, ficou
claro que há pontos de vista diferentes sobre os rumos da organização e
como ela deve ser conduzida. E teremos que aprender a trabalhar juntos com
as diferenças ou cada um criar seu empreendimento, após acordado
civilisadamente que discordamos.

Mas o caminho é esse, busca o consenso e seu olhar mais externo trouxe luz
para a discussão. Vamos tentar achar esses mecanismos que apontou e ver as
vantagens e desvantagens de cada valor sendo proposto (curiosamente, ambos
valores foram propostos por mim e um deles estou revendo ;).

Everton