[okfn-br] Informações erradas no nosso site

Luciano Ramalho luciano em ramalho.org
Quinta Agosto 27 14:05:56 UTC 2015

> Prezados, a Lista nao é um terminal para emitir "linhas de comando", para
> isso todos associados possuem email particular e spam do Conselho se
> precisar registrar...

Peter, me surpreende muito a falta de compreensão da cultura
colaborativa revelada nesta colocação.

Em projetos colaborativos de verdade, como projetos de SL bem
sucedidos, a norma é que *todas* as comunicações são feitas na lista
pública, inclusive e principalmente relatos de problemas, para que
*todos* possam saber que o problema existe e possa ser discutido e
resolvido. Exigir que aquele tipo de observação vá para um e-mail
privado é um veneno para a atitude colaborativa que a OFKN deveria
estimular.

Se a liderança da OFKN-BR pensa assim e ainda fica ofendida
interpretando constatações e recomendações objetivas como "linhas de
comando", a OFKN-BR está com problemas sérios.

> Luciano, concordo em diversas observações, e da demanda por exemplo de
> ambos, Conselheiros e Diretores...
> Acho que o respeito e cordialidade são muito subjetivos, foi só uma chamada
> para que conselheiros e diretores se tratem mais respeitosamente, com mais
> "diplomacia", para justamente não assustar pessoas de fora: "se eles que sao
> lideres se tratam assim...". Acolher é oferecer também um ambiente com
> aparência acolhedora, onde não parece haver risco para o visitante...

Até agora a atitude mais ameaçadora para o visitante partiu da
liderança da OFKN-BR, e não da pessoa que estava tentando ajudar
apontando falhas no site que deveria ser a vitrine do OFKN-BR.

> Pessoalmente acho que a Lista tem discussões bacanas e gente bacana, muitas
> podem ficar acanhadas e "sair correndo" se nos ouvirem trocando mensagens
> objetivas demais...

Mensagens "objetivas demais"... Juro que eu não consigo entender como
isso pode ser um problema em uma organização que tem como missão
promover o conhecimento aberto.

> Na Wikipedia temos um otimo referencial de "ser cordial
> e respeitoso".

Eu também tenho experiência com N comunidades colaborativas, e o que
eu estou vendo aqui é a liderança tentando "enquadrar" um membro
produtivo da comunidade por algum motivo não transparente, pelo menos
não transparente nesta série de mensagens.

> Aqui já tivemos até problemas graves de desrespeito que
> precisam ser desincentivados.

Não sei qual é o histórico porque confesso que não sou leitor assíduo
desta lista até porque a relação sinal-ruído aqui fica bem abaixo das
listas de projetos bem sucedidos que eu frequento.

Mas independente do histórico: líderes do projeto reagirem mal e de
forma desproporcional quando alguém aponta um problema no projeto é
uma forma altamente eficaz de afastar colaboradores atuais e futuros.

at.
Luciano