[okfn-br] Psicologia aberta

Bruno Pinheiro bruno.lahunmen em gmail.com
Sexta Agosto 28 16:26:33 UTC 2015

Boas tardes pessoal,

pouco tenho propriedade para avaliar a pertinência dessa proposta no escopo
da OKBR. Mas sobre a pertinência dele, em si, posso tecer alguns
comentários.

1 - No caso de desconhecimento sobre o modo de atuação em qualquer área que
seja, seus limites e desafios, o primeiro passo seria buscar pessoas que
têm esse conhecimento. No caso, psicólogos e psicólogas.

2 - Não disponho informações para afirmar sobre demanda e capacidade de
oferta, mas CAPES, UBSs, CEDECAs, organizações com trabalhos na área
psicosocial... Enfim, todas elas de algum modo oferecem atenção psicológica
gratuita. Atenção: gratuito não é voluntário. Assim como livre não
necessariamente é "di grátis".

3 - Uma simples busca no google sobre "psicologia voluntária" apresenta
currículos de psicólogos e psicólogas voluntários, predominantemente
estudantes (e que demandam supervisão, de acordo com as regras de trabalho
da área. Isto é, tem alguém recebendo)

4 - Como disse em outro e-mail, minha companheira é psicóloga. Mostrei pra
ela a ideia e ela rebateu de pronto: "Pouco sei o quão científico é esse
tipo de trabalho???!!! Trabalhar com saúde mental é coisa séria" e emendou
reclamando que sim, "há preconceito sobre o assunto e se percebe pela
mensagem". Ao menos um indicativo de que a abordagem não deve ser por aí.

Abçs!
Bruno