[okfn-br] Psicologia aberta

Sexta Agosto 28 17:02:57 UTC 2015

Bruno,

uma resposta rápida para a questão que pode ter ofendido sua companheira.
Minha ignorância sobre o assunto não implica em desmerecimento. O pouco que
li sobre psicologia foi em livros de filosofia da mente (um era
introdutório, do Paul Churchland, falando de avanços da psicologia
cognitiva e da neurociência, isso na década de 80) e artigos de filósofos.

Quando questiono se é científico, estou contrapondo à metodologia
científica com a qual estou acostumado em ciências duras, em particular a
física, que lida com sistemas simples (a la Gell-Mann/Instituto Santa Fé),
diferentemtente de sistemas complexos que um psicólogo tem que lidar e a
preditibilidade, no sentido de uma equação física, é bastante limitada, se
é que ela existe.

Na proposta de discussão está imbuído o primeiro mandamento do decálogo
liberal, então estou mais com dúvidas do que com certezas. Você conhecendo
alguém mais próxmo da área poderá ajudar, se for interessante. :)

Tom