[okfn-br] transparencia interna, processo de contratação assist. comunic.

Sábado Agosto 29 11:46:38 UTC 2015

Olá, Peter. Olá, pessoal.

Obrigado pela sugestão. Ontem mesmo no nosso encontro do GT de Governança,
essa questão foi levantada. No momento em que estamos, já contamos com uma
rede de colaboradores que incluem prestadores de serviços altamente
qualificados e que, ao meu ver, podem ser acionados quando necessário.

Comprende a imagem da falta de transparência nesse caso, mas vou explicar
porque ela é falsa, da forma com entendo. Nós anunciamos uma vaga de
comunicação no começo de 2014 e, em pouco tempo, vieram muitos candidatos.
Tivemos 5 finalistas para a vaga, que foram analisados por um comitê
formado por mim, pelo Marco Túlio e pela Jonaya.

Alguns candidatos finalistas não foram escolhidos pelos mais diversos
motivos: valor que podíamos pagar, experiência profissional, intereresse
etc.. Mas alguns deles continuaram em nosso banco de profissionais que
poderiam ser acionados a qualquer movemento, caso necessário.

Quando o Guilherme teve que sair para fazer seu mestrado nos EUA sobre REA,
influenciado pelo projeto MIRA liderado pelo professor Tel, fizemos o mesmo
processo: acionamos nossa rede de colaboradores e descobrimos que a Jamila
estava disponível para trabalhar por meio período. A Jamila é uma
colaboradora que eu e outros membros da OKBr conhecemos há anos, então o
processo foi de um pragmatismo maior que o atual, negociamos com a Jami e
em pouco tempo ela estava colaborando com a OKBR, seja na comunicação
institucional, seja em projetos e programas específicos. Ela não só atuol
como excelente profissional na área de comunicação, como dedicou um bom
tempo voluntário em diversos projetos nossos.

Quando a Jamila me falou que ia seguir outros rumos, mais focados na área
de pesquisa (hoje está no CTS FGV do Rio), nós tínhamos uma colaboradora
voluntária, que conheci em 2012, quando fiz minha primeira viagem para o
nordesde brasileiro e organizei um encontro de jornalismo de dados. Desde
então a Larissa vem demonstrando crescente interesse na área de jornalimos
de dados (veja o relato dela recentemente aqui na lista) e estava ajudando
como voluntária de comunicação, antes mesmo da Jamila sair. Vendo a
qualidade do seu trabalho e interesse, decidi, no final de 2014, convidar a
Larissa para substituir a Jamila.

Por fim, a Larissa recentemente conseguiu um emprego em tempo integral lá
em Recife e ficamos com esse importante papel vago por um tempinho. Outras
prioridades começaram a ser resolvidas e continuamos com o apoio voluntário
da Larissa e da própria Jamila e Natália, cada uma contribuindo como podiam
- da mesma forma que tivemos 9 voluntários no evento sobre democracia e
Internet, a Larissa estava lá, não nos holofotes, contribuindo para
escrever um comunicado de imprensa e cuidando das nossas mídias sociais,
coisa que ela continua fazendo até hoje, mas fica um pouco invisível
enquanto a mão está na massa. A gente só ve o bolo já pronto, esquecendo
todo processo por trás do seu preparo.

Sobre a vaga em questão, quando vimos que chegou o momento de achar alguém,
acionamos nossa rede. Perguntei para a Natália se ela conhecia alguém, o
que ela prontamente indicou uma das pessoas. Também descobri uma pessoa que
inclusive vem atuando como voluntária também e alguns conheceram no evento
sobre democracia e Internet, com ampla experiência na organização de
eventos, além de sua formação em comunicação. E outra é uma das finalistas
do processo seletivo lá de 2014, é formada em comunicação e vem fazendo uma
segunda faculdade na área TI, super alinhada com nosso trabalho e mostrou
muito interesse quando liguei para ela para convidar a participar de um
processo seletivo.

Veja, temos coisas em andamento e vária pessoas no executivo. Vou citar um
exemplo de uma das pessoas que mais coordenou projetos usando a
infra-estrutura da OKBR, a professora Gisele. Ela deveria ter anunciado uma
vaga de designer para o projeto Cuidando 2.0? Deveria ter anunciado a vaga
de tradutor do alemão para o português num projeto de pesquisa? Deveria ter
anunciado a vaga do líder técnico do Cuidando? Deveria ter anunciado a vaga
dos jovens pesquisadores que, além de receberam por sua pesquisa através da
OKBr, estavam num importante processo de formação nesses projetos não só de
pesquisa, como de extensão. Um dia desses mesmo encontrei um aluno da
Gisele e conversamos sobre conhecimento livre, sobre o que ele estava
fazendo etc..

Se as pessoas que estão na frente do executivo tiverem que anunciar cada
passao que derem, infelizmente as coisas não vão andar com a velocidade que
gostaríamos. Então sugiro que, ao invés de criarmos uma cultura de andar em
plena Airton Senna em 3a, engatemos a 5a marcha ou, quem sabe, compremos um
Jaguar.

Abraços,

Everotn