[okfn-br] transparencia interna, processo de contratação assist. comunic.

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sábado Agosto 29 13:03:42 UTC 2015

Olá Everton,

já conversamos pessoalmente sobre isso.

> Obrigado pela sugestão. Ontem mesmo no nosso encontro do GT de Governança,
> essa questão foi levantada. No momento em que estamos, já contamos com uma
> rede de colaboradores que incluem prestadores de serviços altamente
> qualificados e que, ao meu ver, podem ser acionados quando necessário.

Se você precisa contratar alguém em 72h chame alguém que conheça e ponto final.
Se você tem seis semanas para contratar alguém,
anuncie a vaga para a comunidade.

> Comprende a imagem da falta de transparência nesse caso, mas vou explicar
> porque ela é falsa, da forma com entendo. Nós anunciamos uma vaga de
> comunicação no começo de 2014 e, em pouco tempo, vieram muitos candidatos.
> Tivemos 5 finalistas para a vaga, que foram analisados por um comitê
> formado por mim, pelo Marco Túlio e pela Jonaya.
>
> (...)

Isso foi 2014.
Como você mesmo disse, muitas coisas aconteceram nesse meio tempo.
Considero que seria justo dar oportunidade para quem tomou conhecimento da OKBr
apenas recentemente.

> Veja, temos coisas em andamento e vária pessoas no executivo. Vou citar um
> exemplo de uma das pessoas que mais coordenou projetos usando a
> infra-estrutura da OKBR, a professora Gisele. Ela deveria ter anunciado uma
> vaga de designer para o projeto Cuidando 2.0? Deveria ter anunciado a vaga
> de tradutor do alemão para o português num projeto de pesquisa? Deveria ter
> anunciado a vaga do líder técnico do Cuidando?

Por que não?
Não vejo nenhum problema em você anunciar a vaga
e colocar datas curtas. Por exemplo,

-   Sexta-feira: Vaga é anunciada
-   Sexta-feira até próxima sexta-feira às 23:59: Recebimento de aplicações
-   Sábado até Domingo: Revisão das aplicações
-   Segunda: Chamada para entrevistas
-   Terça até Sexta: Entrevistas
-   Sábado até Domingo: Segunda rodada de revisão das aplicações
-   Segunda: Envio de proposta para o candidato selecionado

Utilizando um dos exemplos que você citou,
essa vaga de designer para o Cuidando 2.0
provavelmente não surgiu da noite para o dia,
i.e. é foi listada na proposta do projeto.
Na minha opinião, se não teve um anúncio da vaga
(1) era carta marcada ou
(2) má gerencia do cronograma do projeto.

> Se as pessoas que estão na frente do executivo tiverem que anunciar cada
> passao que derem, infelizmente as coisas não vão andar com a velocidade que
> gostaríamos. Então sugiro que, ao invés de criarmos uma cultura de andar em
> plena Airton Senna em 3a, engatemos a 5a marcha ou, quem sabe, compremos um
> Jaguar.

Não está sendo pedido que anunciem cada passo dado.
O que está sendo revindicado são oportunidades iguais para todos que fazem parte
da OKBr ou não ao invés de oportunidades apenas para os amigos de X.

Att,
Raniere