[okfn-br] Pratique o que prega - era Re: [OKF Brasil Associados] Assembleia Geral Ordinária da Open Knowledge Brasil

Andres MRM andres em inventati.org
Quinta Dezembro 3 13:41:26 UTC 2015

Acho que a colocação do Oda aponta um problema bastante recorrente desde que a
OK-Br entrou nessa crise de governança que já se arrasta há quase 6 meses e
afastou tantas pessoas, inclusive associadas.

As decisões têm sido impostas sem grandes esforços na construção de um
consenso ou meio termo. Diversos questionamentos e pedidos por maior diálogo
ficaram sem resposta aqui na lista nos últimos meses.

Esse caso da ata é mais um exemplo. Se o Oda apresentou uma ata chamando a
tod em s para construí-la, por que não responder ao chamado?
Ao invés disso apresentam uma outra ata que em uma **nota de rodapé** faz
referência à primeira como:
"Uma versão detalhada criada por colaboradores da organização"
Não se trata apenas de uma versão "detalhada", mas sim divergente e cujo teor
é afirmado não apenas por "colaboradores", mas por associados efetivos (e
fundadores) da organização.

Percebem a situação? É esse tipo de atitude que tem sido interpretada por uma
boa parte da comunidade (associada ou não) como autoritária e sem disposição
para um diálogo real. E é isso que precisamos mudar se realmente queremos
seguir em frente praticando aquilo que pregamos.

[2015-12-03 10:26] Oda: