[okfn-br] Transparência do cadastro imobiliário, CKAN em São Paulo...

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Sexta Dezembro 11 12:43:10 UTC 2015

Olá, Heloisa.

Estamos acompanhando alguns trabalhos da Controladoria Geral do Município e
a prioridade não são dados dos cidadãos. Apesar desse exemplo, que eu
particularmente acho bastante útil, inclusive para cruzar dados de um
projeto nosso, há diversos esforços sendo feito para aumentar a
transparência e tornar o poder público menos opaco.

Um exemplo foi a publicação dos mais de 10 mil contratos desde o ano
passado que estamos usando em um projeto nosso para facilitar um maior
controle social. O portal de dados abertos usando o CKAN, que eu venho
promovendo desde 2012, é outro exemplo - demorou, mas saiu, e a lógica da
máquina pública talvez tenha sido o maior obstáculo para isso ocorrer,
enquanto há gente no atual governo trabalhando para superar esses
obstáculos.

A Open Knowledge Brasil vai documentar de modo sistemático o trabalho feito
por alguns servidores públicos da atual  administração, pois não queremos
que uma próxima administração eventualmente desastrosa eventualmente
desfaço muito bom trabalho até o momento.

Everton

--
Everton Zanella Alvarenga
Open Knowledge Brasil