[okfn-br] plataforma para livros abertos

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quarta Fevereiro 4 02:38:27 UTC 2015

Olá Tel,

> estou pensando em abrir uma plataforma para publicação de livros abertos

Que boa notícia.

> e queria sondar o interesse dessa rede em algo desse naipe.

Acho bem interessante a ideia.

> penso em fazer disso um espaço coletivo para publicar livros digitais relacionados ao tema de “abertura” em geral.

=)

> da minha parte, gostaria de mover o Caderno REA (http://educacaoaberta.org/wiki/) para um novo espaço.

Lembro que conversamos sobre isso quando esteve no Brasil.

> não encontro boas soluções online, abertas, em português.
> dei uma sondada em sistemas (gitbook, booktype, authorea, pressbooks, candela)
> e não encontrei um bom comparativo ainda.

Você chegou a testar https://leanpub.com/? Ele utiliza uma versão de Markdown
chamada Markua, https://leanpub.com/markua/read, que eu gostei bastante.
Até onde eu tinha procurado só Leanpub oferecia suporte a esse versão do
Markdown mas é fácil extender o Pandoc para suportá-lo.

> instalei e fucei no (http://pressbooks.com/) que gostei,
> por ter maior conhecimento do WP.

Sou um zero a esquerda em termos de WordPress.

> queria verificar se isso é algo que teria (1) demanda e interesse;

Eu tenho interesse.

> (2) se temos alguém que toparia participar/apoiar no suporte;

Ambos.

Raniere