[okfn-br] plataforma para livros abertos

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Quarta Fevereiro 4 23:42:15 UTC 2015

Abaixo.

On Wednesday, February 4, 2015, Tel Amiel <tel em educacaoaberta.org> wrote:

> olá abdo,

Hau

>  sinto a necessidade de outra coisa: um espaço para publicações mais
> maduras, feita por alguns autores/colaboradores com o mínimo de esforço de
> design/formatação, e que tenha um padrão visual e de navegação mais
> alinhados ao que se espera de um livro. é um outro processo de produção e
> disponibilização de recursos.

A característica mais poderosa da web é não discernir a priori a
"maturidade" de contribuições.

> na minha experiência em cursos e com colaboradores, a barreira para
> publicação de um livro nesses moldes, na mediawiki (ou wikibooks) ainda é
> grande, mesmo com editor visual. os benefícios, como você apontou, são
> muitos. por isso ainda estou buscando um bom comparativo de opções para ter
> critério de escolha. estou começando com um bom texto do pessoal do LATIn
> [1].

Essas barreiras em geral não são particulares de uma plataforma, e quando
são é possível trabalhar para melhorá-la, e nesse caso há vantagens de
estar na wikimedia.

> minha experiência com o http://pt.wikibooks.org não foi das melhores.
> depois de fuçar um bocado em livros, recebia (ainda recebo) erro ao tentar
> exportar para ePUB e ODT. a navegação em celular tem problemas (scrolling
> horizontal). vi também que muitos dos livros são fragmentos, e mesmo os
> livros "Etapa 8 de 8: Conteúdo abrangente” tem problemas em conteúdo (tags
> aparecendo, páginas incompletas) e design simples e não padronizado.

Você reportou os bugs no tracker dos desenvolvedores? Acompanhou pra ver se
corrigiam? Pode me passar os links?

Sobre o conteúdo do wikilivros, o que eu disse da web.

Abs