[okfn-br] plataforma para livros abertos

Tel Amiel tel em educacaoaberta.org
Quarta Fevereiro 4 06:18:15 UTC 2015

olá abdo,

foi minha primeira opção, justamente porque cansei de manter e atualizar uma instalação da mediawiki (http://educacaoaberta.org/wiki/). sinto a necessidade de outra coisa: um espaço para publicações mais maduras, feita por alguns autores/colaboradores com o mínimo de esforço de design/formatação, e que tenha um padrão visual e de navegação mais alinhados ao que se espera de um livro. é um outro processo de produção e disponibilização de recursos.

na minha experiência em cursos e com colaboradores, a barreira para publicação de um livro nesses moldes, na mediawiki (ou wikibooks) ainda é grande, mesmo com editor visual. os benefícios, como você apontou, são muitos. por isso ainda estou buscando um bom comparativo de opções para ter critério de escolha. estou começando com um bom texto do pessoal do LATIn [1].

minha experiência com o http://pt.wikibooks.org não foi das melhores. depois de fuçar um bocado em livros, recebia (ainda recebo) erro ao tentar exportar para ePUB e ODT. a navegação em celular tem problemas (scrolling horizontal). vi também que muitos dos livros são fragmentos, e mesmo os livros "Etapa 8 de 8: Conteúdo abrangente” tem problemas em conteúdo (tags aparecendo, páginas incompletas) e design simples e não padronizado.

pode-se argumentar que não é limitação da plataforma, e que os problemas podem ser resolvidos. eu concordo. mas vejo espaço para outra coisa, com outra lógica de publicação.

[1] http://ariadne.cti.espol.edu.ec/xavier/papers/Ochoa-EDMEDIA2013.pdf

abraços,

tel