[okfn-br] [Gastosabertos-dev] Fwd: Re: Licença do projeto e dos componentes

Andres MRM andres em inventati.org
Segunda Fevereiro 9 23:46:32 UTC 2015

Quoting Edgar Zanella Alvarenga (2015-02-09 15:10:23)

> Obrigar a não poder utilizar? Se alguém implementa uma modificação
> fechada
> e não libera o código, ela não te obriga a não utilizar, ela não te dá
> o direito
> necessariamente de utilizar a versão modificada por ela. Talvez ela
> queira
> te dar esse direito mediante a pagamento ou qualquer outra forma que
> ela achar
> justificada.

Ela te proíbe de ter as "4 liberdades do software".
https://en.wikipedia.org/wiki/Free_software#Definition
O que também é uma imposição.

> Minha opinião: o direito da liberdade individual da pessoa poder
> decidir o
> que diabos quer fazer com as modificações que ela criou. Se quiser
> vender
> apenas, uma pena. Se quiser liberar de graça e contribuir pra um
> projeto
> open source, maravilha!

Mas a GPL permite que você faça alterações e não as divulgue. O que ela
garante é que, quem usar o seu código, também terá o direito de estudá-lo,
modificá-lo e redistribuí-lo (assim como você teve).
Porque o direito a fechar deve sobrepujar os outros?

(Acho que o tio Stallman estaria orgulhoso de mim agora. hahahah)