[okfn-br] Orkuti de volta

Luciano Ramalho luciano em ramalho.org
Sábado Fevereiro 14 11:34:23 UTC 2015

> http://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/02/1586107-brasileiro-fracassa-com-rede-gospel-e-agora-tenta-o-sucesso-com-o-orkuti.shtml
> http://orkuti.net/

Grato pelos links, Thiago, interessante saber que estão fazendo um
clone do Orkut.

> Uma forma de fórums é a melhor forma de juntar gente. Sem um fórum bom, a
> rede pode deixar a desejar na interação. Alguém saberia informar a
> procedência deste software que executa o Orkuti?

O primeiro artigo que você citou relata que Alex Becher escreveu o
software do Orkuti.

> Prefiria usar um Orkuti-Libre, mas não resistiria entrar logo no Orkuti.

As redes sociais proprietárias são uma grave doença que atingiu a internet.

Antes delas a Internet era uma federação de muitos serviços
interoperáveis. Até mesmo serviços gigantes como o Gmail eram baseados
na idéia de interoperação: você pode enviar/receber e-mail para/do
Gmail usando qualquer software que implemente os protocolos SMTP e
POP. Você não precisa nem ter uma conta em um mega-provedor, em
princípio qualquer um pode operar um servidor com suporte a SMPT e
POP, sáo padrões abertos, suportados por muitos softwares livres.

No Orkut e no Facebook isso não existe: nessas redes sociais
praticamente só é possível a troca de informações dentro da própria
rede, entre usuários com contas na própria rede. Isso é a antítese do
próprio conceito da internet.

Valeu, Thiago!

[ ]s
Luciano

PS. >  http://ww.participa.br/thiagozoroastro
Thiago, nesse link tá faltando um w, e depois de colocar www aparece
"Este perfil esta inacessível. Você não tem permissão de visualizar
este conteúdo.". Estou te falando isso porque imagino que o objetivo
de colocar o link é que as pessoas possam saber mais sobre você, né?
Valeu!

--
Luciano Ramalho
Twitter: @ramalhoorg