[okfn-br] Lei de Acesso à Informação, é fundamental hoje (fevereiro de 2015) que a população saiba a composição dos preços dos combustíveis derivados do petróleo - diesel e gasolina

Heloisa Pait heloisa em okfn.org.br
Quinta Fevereiro 26 14:18:47 UTC 2015

Olá!

1. Acho que seria ótimo se a OKBr pudesse servir como um solicitador de
informações, pois muita coisa é melhor que seja pedido por uma organização
do que pela pessoa que originou de fato o pedido. Seria uma forma de
coletivizar o whistleblower, digamos. Não sei se temos algo assim já, mas
fica a sugestão.

2. Sobre os custos das empresas de ônibus, é fundamental e acho que teria
muita coisa interessante para nós aprendermos. Mais liberdade para criar
linhas também poderia aumentar a concorrência e abaixar o preço, mas o
setor é altamente regulado, o que favorece o conluio entre governo e
escolhidos para explorar o setor, sem deixar opções para o cidadão. A
questão da transparência também deve atingir as escolhas de empresas, as
limitações à exploração de linhas, mas é uma briga danada.

3. Sobre o custo da gasolina, também acho interessante, mas precisaria ver
que parte das informações da Petrobrás são públicas, que parte são
privadas, pois é uma empresa independente, não é uma agência do governo.
A resposta econômica é simples: o preço não cai pois estava totalmente
defasado. Se tivesse subido com a alta, agora poderia cair. Mas foi
represado com a economia acelerada, e agora não está caindo com a economia
parando. Talvez a transparência aqui deveria ser com os processos de
decisão da Petrobrás, que não trazem (ao menos nesse caso) resultados
benéficos à economia do país.

H.