[okfn-br] A linha da pobreza é uma métrica útil? Se sim, em que contexto?

Jonas Xavier jonas.agx em gmail.com
Segunda Janeiro 5 23:17:53 UTC 2015

Oi pessoal,

Acabei de ler no site de notícias do senado[1] sobre o veto da
presidente Dilma ao projeto que obriga a definição de uma Linha da
pobreza [nacional] para referência em projetos de erradicação da
pobreza.

O texto do projeto[2], escrito em 1999, diz que o governo não possui
um limiar do tipo. Então, como eu [e por extensão a população e o
governo] sei se as pessoas estão vivendo melhor agora do que 10 anos
atrás? Mas minha pergunta central é sobre a validade de "linha", se de
fato é uma referência/métrica útil e se sim, em qual contexto? Além
disso, faz sentido usar uma métrica assim definida pela ONU ou algo
interno com [talvez] melhores noções do contexto econômico nacional
ajude a entender melhor os problemas que enfrentamos?

Sim, métricas são limitadas e viver bem envolve mais que ter X reais
para comprar proteínas e carboidratos. Ao mesmo tempo, existe sentido
em garantir estabilidade mínima [de sobrevivência] para a maior porção
possível da população.

Jonas

---
[1] - http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2015/01/05/vetado-projeto-que-determinava-instituicao-de-linha-oficial-de-pobreza?utm_source=midias-sociais&utm_medium=midias-sociais&utm_campaign=midias-sociais

[2] - https://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=29619&tp=1