[okfn-br] A linha da pobreza é uma métrica útil? Se sim, em que contexto?

Raylton P. Sousa raylton.sousa em gmail.com
Terça Janeiro 6 00:39:34 UTC 2015

Definição de extrema pobreza como sendo apenas dinheiro, como a reportagem
dá a entender, me parece insuficiente dada a multidimensionalidade da mesma.

No programa das nações unidas para o desenvolvimento
<http://unric.org/pt/objectivos-de-desenvolvimento-do-milenio-actualidade/27665>
existem pelo menos três variáveis (que eu ainda considero poucas) para
quantificar a extrema pobreza:

(1) Rendimento inferior a 1 dólar por dia (2) não ter emprego digno (3)
passar fome (má nutrição).

Sobre a utilidade prática: Tenho interagido um pouco com a Ong TETO, que
também tem a erradicação da pobreza como meta. Geralmente usa-se esse
primeiro item para obter números. Mas sempre reforça-se como é superficial
quantificar objetivamente a pobreza (e na prática dá pra entender, como
essas métricas são subjetivas mesmo).

Com carinho.

sentences or less?A: http://five.sentenc.es <http://five.sentenc.es>*