[okfn-br] Governo tira "formatos abertos e não proprietários" de norma sobre segurança da informação

Nick Vidal nick em iss.im
Quinta Janeiro 15 16:56:49 UTC 2015

"O texto revisado não inclui mais nenhuma menção aos “formatos abertos
e não proprietários”, muito menos a prioridade de adoção dos mesmos.
Em seu lugar, a referência ficou restrita a: “Recomenda-se a
observância dos padrões de interoperabilidade do Governo Eletrônico”."

Vejamos quais são os padrões de interoperabilidade do Governo Eletrônico:

http://eping.governoeletronico.gov.br/

Onde encontramos os seguintes trechos:

Adoção Preferencial de Padrões Abertos: a ePING define que, sempre que
possível, serão adotados padrões abertos nas especificações técnicas.

Uso de Software Público e/ou Software Livre: a implementação dos
padrões de interoperabilidade deve priorizar o uso de software público
e/ou software livre, em conformidade com diretrizes do Comitê
Executivo de Governo Eletrônico e normas definidas no âmbito do SISP.